domingo, 27 de setembro de 2009

VII CONFERENCIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTES É DESTAQUE, ATRAVÉS de Marcha.


MARCHA – Guiados pela Banda Marcial da Guarda Mirim, os participantes da conferência percorreram a Rua XV de Novembro, da Praça Santa Andrade à Boca Maldita, distribuindo panfletos com as diretrizes levantadas no encontro.
Na manhã da quinta-feira (24/09/2009cerca de Mil pessoas caminharam, pelo centro de Curitiba para divulgar o resultado da VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Encontro, realizado desde segunda-feira (21/09/2009), foi eleito 59 representantes do Paraná que irão à Conferência Nacional, em dezembro.
Segunda a secretária da Criança e Juventude Thelma Alves de Oliveira. A conferência Estadual foi o resultado de seis meses de discussão, que envolveu mais de 30 mil pessoas, nas edições municipais e regionais. Foram elaboradas as 25 diretrizes que nortearão as políticas públicas estaduais infanto-juvenis durante os próximos 10 anos. Colocando a também a importância da presença e das idéias efetivas dos jovens adolescentes na conferencia, pois e neste periodo que se construirá uma sociedade para eles.
De acordo com Thelma, o Paraná tem posição de destaque nacional pela estrutura que possui. “Somos o único Estado que tem uma secretaria para tratar dos direitos da criança e do adolescente”, explicou. Além disso, a secretária ressaltou que os recursos da pasta triplicaram nos últimos anos.
“Temos um orçamento de R$ 90 milhões para a secretaria e outros R$ 32 milhões para o Fundo Estadual”, contou. Ela salientou ainda que o Estado conte com programas voltados a este público em diversas secretarias.

sábado, 26 de setembro de 2009

TRADICIONALISMO GAUCHO DE MATELÂNDIA, REPRESENTADO TAMBEM PELAS PRENDAS JUVENIL E ADULTA DO CTG QUERNCIA NOVA.





ESTARÃO CONCORRENDO NOS DIAS 25 E 26 DE SETEMBRO DE 2009
NO CENTRO DE EVENTOS DO MUNICÌPIO DE MISSAL ONDE ACONTECE O CONCURSO DA


1ª PRENDA e do PEÃO BIRIVA da
12ª REGIÃO TRDICIONALISTA MTG do PARANÁ.


DESTACANDO.


AS PRENDAS QUE REPRESENTAM O CTG
QUERÊNCIA NOVA DE MATELÂNDIA


PATRICIA ZANESCO



concorrendo a 1ª PRENDO ADULTA






STEPHNI CATANIO concorrendo a
1ª PRENDA JUVENIL

STEPHANI FALA SOBRE A SATISFAÇÃO DE REPRESENTAR O MUNICIPIO DE MATELÂNDIA E TAMBEM O TRADICIONALISMO AO QUAL FAZ PARTE A MAIS DE 8 ANOS QUANDA ENTROU NA INVERNADA ARTISTICA MIRIM:

“Pra mim valorizar a cultura gaucha, pode ser desta forma: declamando, dançando, colocando os dotes culinários a disposição do tradicionalismo, como as "Prendas", pois a cultura de um povo tanto a que estou representando quanto as outras etenias espalhadas pelos nosso Município, no Parana e no Brasil é o que permite que a populaçao se mantenha livre".


Patricia Zanesco representante e 1ª Prenda Adulta da 12ªRegião Tradicionalista do MTG do Parana.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA REGIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE; Regional de Foz do Iguaçu

Estiveram presentes no ultimo dia 14 de Setembro no auditorio da UNIAMERICA delegados de 22 cidades do Oeste do Paraná, convidados, representantes de entidades e adolescentes reunidos na Conferencia Regional dos direitos da Adolescente – 2009.
Pela manhã, Dorival da Costa, de Curitiba, proferiu a palestra “Construindo as Diretrizes da Política e o Plano Decenal”.
No período da tarde, os delegados reuniram-se em grupos de trabalho e discutiram propostas referentes aos cinco eixos temáticos da Conferência:
Promoção e Universalização de Direitos num Contexto de Desigualdades; Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos; Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção de Cidadania; Gestão da Política.
As propostas discutidas e elelaboradas serão encaminhadas pelos delegados que estarao representando a região do extremo OESTE.
Região de Foz do Iguaçu terá representantes dos municipios de Missal , São Miguel ou Medianeira e tambem de MATELANDIA com participação da Conselheira Tutelar ,Vera Lucia Debastiani, representando o Conselho Municipal de Matelandia, para a conferencia Estadual.
As conferências dos direitos da criança e do adolescente são espaços para debates em que governo e sociedade civil analisem e definem e deliberam sobre as diretrizes da Política de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. É um momento de diálogo aberto entre os atores de vários segmentos e movimentos sociais em que se elaboram propostas de construção coletiva e participativa das políticas públicas que atendem às crianças e adolescentes.
A VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente traz o desafio de elaborar propostas de diretrizes da Política Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes que servirão à posterior elaboração do Plano Decenal da Política de Atendimento e será dos dias 21 a 24 de Setembro no Centro de Convenções de Curitiba.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

‘FILO’: RESGATE DA TRADIÇÃO COM MUITA ALEGRIA

Na noite de 10 de Setembro de 2009, nas dependências do restaurante do Parque de Exposição de Matelândia a cultura italiana se fez presente com muita alegria, muita conversa através de vários dialetos da língua italiana, unido com as demais etnias presentes na festa do ‘FILO’.

As famílias Italianas se confraternizam, regado de muita alegria e relembram a imigração também com musica, como por exemplo; Quel mazzolin di fiore, La bela polenta.


Durante o ‘FILO’ da primavera houve a posse da nova diretoria , Assumindo Presidencia da Sociedade Italiana de Matelânda no periodo de 2009 /2011 Presidente: GENESIO PASINATO; e a Eleição da Regina (rainha), Principessa prima, (Primeira princesa), seconda principessa (Segunda princesa) da Sociedade Italiana de Matelândia.


As jovens foram apresentadas a uma mesa composta por convidos de cidades vizinhas,para elegerem a rainha, e as princesas; sendo avaliados os quesitos beleza simpatia e expressão, sendo este o destaque dado com relação a poesia.
Destacando assim a poesia:" Vivemos em um mundo em que a maioria dos jovens não se importam com a sua cultura, existem aqueles que até mesmo tem vergonha. No entanto eu jovem que sou tenho orgulho de disseminar a cultura italiana, que é bem conhecida pela sua maravilhosa culinária, divertidas danças e seu delicioso vinho,não há no mundo alguém que prove e não goste dessas delicias.
Não ter cultura e o mesmo que não ter família."
Recitada pela jovem :




KERLLYN GABRIELY

COTELESKI
Regina 2009/ 2011

KELLI ALBANO
Primeira princesa

ANNY SUELLEN ANGOU
Segunda princesa

terça-feira, 8 de setembro de 2009

'FILO' RELEMBRA TRADIÇÃO DE CONVERSAS ENTRE FAMILIAS ITALIANAS.


FILÓ ITALIANO

IMMIGRAZIONE SINISTRA ITALIANA (E NON SO ANCORA IN REALTÀ), MOLTI CONTRIBUTI. UNO È FILOMENA. CHE SI BASA INCONTRARSI DI PERSONA A CASA DI QUALCUNO CON LO SCOPO DI PREGHIERA, E DIALOGO CANTO. QUESTE OCCASIONI, NON POTEVA MANCARE TROPPO VINO, PANE, FORMAGGI E SALUMI. PHYLA FERMATO PER AVVENUTO NEL 40, A CAUSA DELLA SECONDA GUERRA MONDIALE, QUANDO SONO VIETATI RIUNIONI DI FAMIGLIE PRA NON LASCIARE CHE IL ITALIANA. OGGI ITALIANO FILO È GIUSTO IL TEMPO DI USUFRUIRE DI QUESTA TRADIZIONE, CON QUESTO SALVATAGGIO CULTURA, E RICORDI, CI SARANNO ÀPRESNTEAÇAO POSSESSO DI AMMINISTRAZIONE DEL NUOVO ITALIANO MATELÂNDIA 2009-2011. L'OPPORTUNITA ', È ANCHE IL CONCORSO; REGINA (QUEEN), PRIMO E SECONDO PRICEPESSA (PRINCESS) DELLA SOCIETA' ITALIANA CON UNA REGINA CANDIDATO (QUEEN)





FILÓ EM MATELANDIA RELEMBRA TRADIÇÕES DAS FAMILIAS

IMIGRAÇÃO ITALIANA DEIXOU (E AINDA DEIXA, NA VERDADE) MUITAS CONTRIBUIÇÕES. UMA DELAS É O FILÓ.
QUE CONSISTIA BASICAMENTE NUM ENCONTRO DE PESSOAS NA CASA DE ALGUÉM, COM O OBJETIVO DE REZAR, DIALOGAR E CANTAR.
NESSAS OCASIÕES, NÃO PODIA FALTAR MUITO VINHO, PÃO, QUEIJO E SALAME.
OS FILÓS PARARAM DE ACONTECER NA DÉCADA DE 40, POR CAUSA DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, QUANDO FORAM PROIBIDOS OS ENCONTROS DE FAMÍLIAS PRA NÃO SE FALAREM O ITALIANO.

HOJE O FILÓ ITALIANO É JUSTAMENTE O MOMENTO DE RESGATAR ESSA TRADIÇÃO,COM ESTE RESGATE À CULTURA, E AS LEMBRANÇAS, HAVERA A ÀPRESNTEAÇAO E POSSE DA NOVA DIRETORIA DA COMUNIDADE ITALIANA DE MATELANDIA 2009-2011.

NA OPORTUNIDADE, HAVERÁ TAMBEM O CONCURSO PARA; REGINA (RAINHA), PRIMEIRA E SEGUNDA PRICEPESSA (PRINCESA) DA SOCIEDADE ITALIANA COM AS CANDIDATAS A REGINA(rainha)

As jovens:
ANNY SUELLEN ANGOTTI
Filha de:
Sueli Angotti
Luis Padilha de Freitas


KELLI ALBA NO
Filha de:
Claudete Debastiani Albano
Jose Carlos Albano

KERLLYN GABRIELY COTELESKI
Filha de:
Maria Elenir Coteleski
Francisco Coteleski

NO DIA, 10/09/09... HORAS: ÀS 20h30min
NO RESTAURANTE DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DO MUNICÍPIO.
MATELÂNDIA – PR

NOVA DIRETORIA :
Presidente: GENESIO PASSINATO
Primeiro Vice: LORENÇO CATENEO
Segundo Vice: MAREO GRANDO
Primeiro Tesoureiro: DOMINGOS PANDOLFO
Segundo Tesoureiro: CARLO A CAON
Primeiro Secretario: MARIA DE LURDES PASNATO GATTO
Segundo Secretario: EDITE MALGARESI
Diretor Social: MARCIMILIANO GATTO
Diretor Cultural: ELIZE BONASSIMA
Diretor de Patrimônio: MARCELINO DEBASTIANE
Conselho Fiscal: NEILOR VALENTIN DA ROSA
Conselho Fiscal: JOAO BOZIO
Conselho Fiscal: PONCIANO REDIGOLO
Suplente Conselho Fiscal: CLOVES BRUNO BONATTO

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CTG QUERENCIA NOVA DE MATELANDIA LEVA CULTUTA E TRADICIONLISMO PARA TODO O PARANA.


Nas dependencias do Salão do CTG o grupo da invernada Artistica Infanto Juvenil do CTG Querencia Nova com serca de cem Integrantes com idades de 6 ate 17 anos faz os ensaios das danças tradicionalistas da cultura do Rio Grande do Sul, cada qual com seus horarios estipulados, conduzidos com maestria pelo professor e coreografo Vagner Zanesco a mais de dois anos .
Quando se comenta sobre cultura para crianças e adolescentes é uma coisa ,agora apartir do momento em que se demonstra e se vive essa cultura, a historia é diferente a interpretação da mensa ou seja o adolescente e a criança se motiva, quer fazer parte da historia. TODA A CRIANÇA E ADOLESCENTE TEM DIREITO A CULTURA E A EDUCAÇÃO.
Vagner Zanesco fala das danças da importancia da cultura para as crianças e jovens: “Sem duvida uma sociedade sem cultura e sem a promoção educacional se torna dominada. Com relação a o promoção educacional o método de trabalhar em grupo é importante por que o tradicionalismo que é focado aqui, união de uma cultura de modo especial a GAUCHA assim como cada cultura tem o seu valor próprio.
O nosso grupo esta ensaiando 12 Danças; de modo especial para o Festival na cidade de Capanema.
O FESTIVAL DE ARTES E TRADIÇÕES GUAUCHAS será na penultima semana do mês de Novembro e neste festival estarão presentes de todo o Paraná pode se dizer que é um campeonato Estadual de Dança Tradicionalista Gaucha.”