terça-feira, 27 de outubro de 2009

TALENTO REVELADOS NAS ESCOLAS ATRAVES DOS ACORDES DOS VIOLÕES






A secretaria da cultura de Matelandia, dentre os projetos que tem para valorizar a criança e o adolescente, possui o projeto cultura nas escolas, com o qual o professor Alan Lorini e Joel Eduardo Sony, ensina a mais de 40 alunos em períodos manhã e tarde, divididos em faixa etária nas idades de 10 a 16.

As bases e dos acordes do violão, desta forma auxiliando no desenvolvimento, social e cultural despertando assim o talento para musica.

O projeto possui os instrumentos próprios, na media 12 violões, para classes divididas entre 10 alunos por hora.

Segundo o professor Alan Lorini, o apoio dos pais influencia e muito, nas atividades culturais e educacionais das crianças e dos adolescentes.
Professor diz: "o projeto é possível graças ao apoio das escolas do município o projeta esta sendo integrado ao colégio Euclides da Cunha, através de convite que será em breve divulgado".

E este nosso grupo terá uma pequena apresentação na próxima quarta feira no dia 4 de Novembro na Praça da Cultura, no Final da Tarde, para destacar a o talento dos Violonistas.
O Projeto Cultura nas Escolas, tem o apoio da Secretaria da Cultura do Município.

Colocando em foco um dos direitos fundamentais dos direitos da criança e do adolescente que é o da Educação, cultura, esporte e ao lazer.

Ressaltando que: ter direitos é um dever POREM É dever zelar por este direito.



CMDCA SE REUNE PARA PALNO DE AÇÃO.






Conselho Municipal dos Direitos de Criança e Adolescente de Matelândia.


CMDCA


A pauta da reunião tevê como base as açõe propostas para o proprio Conselho.








A Reunião foi realizada nas dependeicias da Camara Municipal na data de 26 de outubro

Presença da Primeira Dama e Secretaria de desenvolvimento Social e Habitação Rosane de Fatima Primon, contando tambem com a presença do representantes das entidade de assistencia a Criança e Adolescente assim como tambem a presensa de representantes da sociedade civil

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SIPIA Ferramenta importantissima para os Conselhos Tutelares






SECRTRTARIA DE ESTADO DA CRIANÇA E JUVENTUDE
(SECJ)
EFETUA NOS DIAS, 20, 21 e 22 DO MES OUTUBRO DE NAS DENDENCIA DA UNIAMERICA NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU.

A FORMAÇAO CONTINUADA DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA A INFANCIA E ADOLESCENTES.

(SIPIA):Sistema Nacional de Registro e Tratamento de Informação

PRESENÇA DE CONSELHEIROS TUTELARES DOS MUNICIPIOS DE MISSAL, QUATRO PONTES, FOZ DO IGUAÇU, RAMILANDIA, SERRANOPOLIS, ITAIPULANDIA, ENTRE RIOS DO OESTE, PATO BRAGADO MARECHAL CANDIDO RONDON.




ADRIANI COSTA PINTOVI (SECJ) Coordenação em Curitiba.
ASSUNTO- Atribuição do CT, Objeto (SIPIA)









Inez Savi (SECEJ)


GILMAR COSTA (CELEPAR)
Ensino, o uso da ferramenta (sistema)SIPIA






Durante os três dias o foco principal foi capacitar os Conselheiros da Região Oeste com a didática teórica e pratica no Sistema de Informação (SIPIA) e (SIPIA WEB).


Adriani, palestrante e membro da equipe veio da Capital Curitiba para dar continuidade a capacitação do sistema INTEGRADO, estava confiante que durante o treinamento o aproveitamento a partir deste, será muito melhor nos municípios, ela diz: “Pessoal, acredito que durante estes três dias que estaremos aqui conversando, discutindo e principalmente tirando duvidas com relação à diferenças entre, fato e denuncia, violação e não violação, quem violou, para quem ou seja usar o art.101 e o 129 do ECA , como encaminhar MEDIDAS através do SIPIA. Essas duvidas caso não sanadas, elas serão bem menores ao retornar aos seus municípios e aos seu conselhos tutelares”.
A CORDENAÇAO DO curso estava sobre a responsabilidade e observaçao de ARLETE Representante da SECEJ em FOZ do Iguaçu.

O APOIO da Secretaria de açao socias e habitação representada por Rosane de Fatima Primon MATELANDIA foi com os Conselheiros Tutelares EURICO MULER E JOSE ARTHUR DE OLIVEIRA, onde. O curso com relaçao ao sistema é uma ferramente muito importante, preicipalmente quando se fala sobre encaminhamentos ou medidas de prteção e é através destes encaminhamentos que os poderes publicos vão saber como e onde aplicar as politicas publicas para defender os direitos da criança e do adolescente no ambito da pricipalmente no que se diz respeito a prevenção.


domingo, 18 de outubro de 2009

55º ENCONTRO REGIONAL DA ACTOP

Na data de 17 de Outubro Associação dos Conselheiros do Oeste do Paraná e o Conselho Tutelar de Ouro Verde do Oeste.


Nas depedências do Salão da Paroquial Nossa Senhora Aparecida houve 55º Encontro da ACTOP.

AÇÕES FREQUENTES COM RELAÇAO A ATRIBUIÇÃO OU DO CONSELHO TUTELAR...
DIFICULDADES CORRIQUEIRAS..
DIALOGO COM ESCOLAS...

Maria teresa Presidente (actop)
Raquel Fragos Presidente (actep)
Simone Lira (CT Ouro Verde do Oeste)


Onde os conselheiros dos minicipios presntes como exemplo
Assis Chateaubriand,Entre Rios,Toledo,Nova Santa Rosa,Itaipulandia,Missal
São Miguel,Marechal Candido Rondon,Santa Helena,Cascavel, Ceu Azul com a presença de 100 (cem) CONSELHEIROS TUTELARES colocando as dificuldades em uma forma de grupos de estudos exemplificando fatos e medidas que cada conselho praticaria em cada municipio. com apoio ou nao da secretatias do municipio


ART. 136 (ECA) São atribuições do Conselho Tutelar:

I- atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos art. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII.
II- atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no art. 129, I a VII.
III- promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:a) - requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança:b) - representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações.
IV - encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.
V - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência.
VI - providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, I a VI, para o adolescente autor de ato infração.
VII - expedir notificações.
VIII - requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.
IX - assessorar o Poder Público local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
X - representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, parágrafo, 3º, inciso II da Constituição Federal.
XI - representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do pátrio poder.É dever de todos, da família, da comunidade, da sociedade em geral, do poder público, de assegurar a criança e ao adolescente seus direitos básicos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, velar por sua dignidade, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

NÃO SÃO ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR:
a) Busca e apreensão de Crianças, Adolescentes ou pertences dos mesmos; (quem faz isso é o oficial de Justiça, por ordem judicial)
b) Autorização para viajar ou para desfilar. (quem faz é Comissário da Infância e Juventude)
c) Não dá autorização de guarda (quem faz isso é o juiz, através de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma).

sábado, 17 de outubro de 2009

TEMPORAL CAUSA CALAMIDADE PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MATELÂNDIA


O município de Matelândia foi atingido por um forte temporal com uma velocidade que se aproximou a 100Km / h na data do última quarta Feira, dia 14 por volta das 16:45, A tempestade que durou mais ou menos 10 minutos causando estragos de enorme monta, sendo necessário decretar estado de CALAMIDADE PÚBLICA.A Defesa Civil, coordenada pelo prefeito EDSON ANTONIO PRIMON durante a noite do acontecido esteve na prefeitura e também nos bairros.
O prefeito de Matelândia, após observar os estragos deixados decretou então o Estado de Calamidade Pública em todo o município. Os Funcionários de um Postos de combustíveis do Município que estavam em horários de expedientes testemunharam o momento em que uma das estruturas de uma cedeu caindo sobre veículos e sobre carretas que ali estavam estacio nados. Este Posto fica localizado na Sida para BR 277 DIREÇAO DE CASCAVEL.


Cerca de 500 residências na cidade e interior ficaram destelhadas, além de vários barracões,centros comunitários, das comunidades de Jardim Tropical e Cruzeirinho, Igrjas e vários prédios públicos. Dois silos do interior também foram derrubados.
A Empresa NUTRIGRANOS, na saída para Cascavel, a Cobertura com PLACAS DE ZINCO, o detalhe é que as placas vieram com a ESTRUTURA DE MADEIRA E OS PARAFUSOS com muita violência para o meio da pista na BR 277. No momento que aconteceu havia vários funcionários trabalhando, mas ninguém ficou ferido. A empresa perdeu grande parte da produção que estava armazenada. Depois do TORNADO ou TUFÃO, só se via destruição por onde passasse centenas de árvores caídas, pessoas se perguntando; “e agora”, tentando reparar os danos, cobrindo com lonas que foram cedidas pela defesa civil.As telhas que foram arrancadas alguma, recuperadas, e os moradores, tentando se recuperar do grande susto, mas aliviados por estar bem e pelos familiares estarem bem.
Nos hospitais da cidade cinco pessoas deram entrada, com ferimentos leves à moderado.
A cidade ficou sem energia elétrica, muitos cabos da rede se romperam devido às quedas de árvores.
Durante este dia ou seja ou dia seguinte à calamidade todos se esforçam para tentar recuperar a cidade.Nos bairros mutirões são organizados para ajudar-se a cobrir suas casas, a Defesa Civil, sob a coordenadoria do Tenente Fischer do corpo de bombeiros de Medianeira, visita a cidade e interior entregando lonas e fazendo um levantamento mais detalhado dos danos causados pelo vendaval.
Os funcionários públicos trabalham muito para retirar árvores e destroços das ruas da cidade.
A defesa Civil e a Prefeitura Municipal de Matelândia abriram uma conta para receber doações de qualquer valor para ajudar na reconstrução das casas danificadas:

AGÊNCIA 2287-X
CONTA 17116/6
NOME: PMM S.O.S. DEFESA CIVIL

MACARRONADA FESTIVA NA ESCOLA AGRICOLA Beato Pe. PIAMARTA







Famílias, comunidade e Escola Agrícola PIAMARTA, unidos em prol da re-socialização das crianças e jovens.
Estiveram presentes na Macarronada festiva da Escola Profissionalizante Agrícola PIAMARTA no ultimo dia 09 de outubro.
O Padre JODEAN; diretor e da entidade
Iniciou Missa e depois foi servido o jantar conforme cardápio fornecido nos convites. Uma verdadeira festa ,confraternização através de um bingo, com vários prêmios, fornecidos por lojas e colaboradores da entidade.
O Padre jodean diz: “louvo e agradeço a Deus porque as famílias que estao aqui hoje estão confiando nestes nossos meninos, estão dando a eles a esperança de ser profissional no que desejar, de ser cidadãos no seu direito e no seu dever”.

sábado, 3 de outubro de 2009

FÉ NA IMACULADA CONSCEIÇÃO APARECIDA DEMOSTRADA PELA POPULAÇAO DE MATELANDIA

Todos os brasileiros conhecem Nossa Senhora Aparecida, padroeira de nosso país. Proclamara que a Imaculada Conceição de Nossa Senhora é Dogma de fé.
E este Dogma especialmente no Brasil surgiu no século XVIII através de três pescadores.
Quando no Rio Paraíba do Sul, eles lançaram as redes mesmo já cansados e quase sem esperança, pois lançaram estas mesmas redes durante um longo periodo e nada de pescarem.
Puxaram a rede para o barco e dentro dela tinha a imagem da santa sem a cabeça.
Lançou novamente; e veio a cabeça. Depois disso as redes foram jogadas novamente e voltaram cheias de peixes para o sustento das famílias dos pescadores; João Alves, Domingos Garcia, Felipe Pedroso.


A 14ª ROMARIA Honra a Nossa Senhora Aparecida
Matelândia / Comunidade Bananal

Programação do dia:

Inicio da Romaria: 07h00
Celebração Eucaristica: 10h30
Almoço: sendo servido COSTELÃO 12h00
Matine: animado pela BANDA ARIZONA 15h00
Sorteios das Rifas: 17h00 com SEIS premios

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

2º CAMPEONATO Interno de Futsal do Profam (Programa 2º TEMPO)

O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte promovido pela Secretaria de Esporte Educacional como Programa Estratégico do Governo Federal tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.
O projeto (2º) segundo tempo é totalmente de cunho social e funciona em contra-turno escolar, ou seja, quem estuda pela manhã participa à tarde e quem estuda à tarde participa pela manhã.As crianças e adolescentes dos colégios estaduais e também municipais.

Os alunos recebem iniciação às diversas modalidades esportivas, atividades de recreação, cultura e lazer, além do reforço alimentar.
Equipes montadas pelos Professores da entidade. Com idades entre 6 e 9 anos , 10 e 13 tanto masculino e feminino.
As equipes estarão disputando os jogos nas Sextas Feiras nos períodos manhã e tarde conforme programação da entidade do projeto na Quadra da entidade.
Observando a forma da organização e os detales. A proposta do campeonato é envolver as crianças e jovens através do esporte enfatizando o FUTSAL com o propósito de estimular a sociabilizarão e integração entre as crianças e adolescente, pois PROFAM Programa de proteção a família começas desenvolvendo isso no seu meio.
Direção do evento é feita por: Adriana Renon Pinheiro.
Coordenação Geral: Rosane de Fátima Primon, Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes autoridades: Os Vereadores Eliete Ponciano Pinto, Liria Perni Carnetti (KIKA) Domingos Pandolfo, Conselheiro Tutelar, Eurico Muller e vários Professores representando as Escolas Estaduais e Municipais.