segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

FESTA DE FORMATURA DO CEMEI Centro Municipal de Educaçao Infantil, foi na Praça de Cultura.


Secretária Rosane Marocco Crenitte o ano foi bastante difícil. “Tivemos um vendaval que atingiu o município, a Gripe A e a redução da arrecadação do município”, disse. Apesar disso, o ano tem um bom encerramento. Na noite de quarta-feira houve a formatura das turmas de Pré Escola, com cerca de 700 pessoas presenciando o evento que aconteceu na Praça da Cultura.

























As Escola da Rede Municipal estiveram presntes com os alunos, ProfessoreS , Diretores, contando tambem com a presença dos Pais dos FORMNADOS do PRE-ESCOLAR e dos CEMEI. A formatura foi comemoradaatraves de apresentação cultural.










ALGUNS DOS PROFESSORES DA EQUPE DE EDUCADORES DOS Cemei DO MUNICIPIO DE MATELANDIA.

Prof s:Bruna, Antonio, Elizangela,
Veri,

Cemei...Escolinha CRIANÇA Feliz .
COLOCANDO ATRAVES DAS AÇÕES UM DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA CRIANÇA; COM BASE NO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESECENTE.
ECA ..Artg.. 53 Direito a Educação à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VIII Conferência Nacional da Criança e do Adolescente DIRETRIZES DEFINIDAS PARA O PLANO DECENAL








Conferência definiu diretrizes para Política Nacional

Terminou no último dia 10 de dezembro a VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante quatro dias, os participantes apresentaram as reivindicações oriundas das discussões realizadas nas etapas municipais e estaduais. A idéia é apresentar uma proposta sistematizada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o aniversário de 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, em julho de 2010.
A Conferência reuniu 1800 delegados, sendo 600 adolescentes.
Na última plenária, foi definido o texto final das propostas, recomendações e moções dos participantes. "A oitava conferência não termina aqui. Teremos todo um trabalho no próximo semestre de sistematização destas diretrizes formando então o documento que deverá ser a política nacional com o Plano Decenal", disse Carmen Oliveira, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Dentre as propostas formuladas, uma que mereceu destaque se refere ao CURRÍCULO ESCOLAR.
A lei 11.525/2007 exige o ensino do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas escolas do ensino fundamental. "Eu acho que isso será fundamental, porque o ECA é a base do nosso projeto. Tudo que foi realizado é para que se cumpram as leis", argumenta Lorena Oliveira, delegada adolescente de Rondônia.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) foi lembrado por Carla Rebeca, delegada adolescente de Pernambuco, que requereu "aumento no orçamento para o Projovem, que tira os adolescentes das ruas, do uso de drogas e do tráfico". Aspectos jurídicos também ganharam muitas linhas. O fortalecimento dos Conselhos Tutelares, o funcionamento adequado dos Conselhos das Crianças e Adolescentes e o aumento na criação de varas da infância e da juventude foram ressaltados. "Sabemos da dificuldade do judiciário devido ao acúmulo de processos.
Assim teremos mais autonomia com uma linha de raciocínio exclusivo, com juízes e funcionários públicos especializados", planeja Audrei Rodrigues, do
Conselho da Criança e do Adolescente de Mogi das Cruzes (SP). Outros pontos do documento buscavam inserir cada vez mais as crianças nos espaços de discussão, como por exemplo, na proposta 48 de efetivar mecanismos para a garantia de participação de crianças e adolescentes em audiências públicas do Poder Legislativo nas esferas municipais, estaduais e federais. Garotos e garotas seriam convidados permanentes com direito a voz, inclusive em Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho.
A partir destas propostas, o grupo de trabalho, que envolve nove ministérios e consultores do Conanda, fará, em julho de 2010, a entrega do documento para o presidente Lula e outros candidatos a cargos políticos, com o objetivo de que eles assinem um termo de compromisso. Antes disso, haverá um encontro com os conselhos estaduais e municipais e também uma consulta pública, para que possam ser agregadas mais sugestões.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

1 FESTA DA TILAPIA RECHEADA FAZ PARTE DAS COMEMORAÇÕES DE 17 ANIVERSARI DE EMANCIPAÇAO POLITICO ADMINISTRATIVA DO MUNICIPIO DE IGUATU PR

Historia Origem do Municipio.



As terras onde se assenta a sede do município de Iguatu pertenciam à família PANTÂNO, que no ano de 1960, as adquiriram da Fundação Paranaense de Colonização e Imigração. Inicialmente denominada Jaborandi, numa referência à empresa povoadora, a localidade logo teve denominação alterada para Iguatu.






A historia da iguarira da tilapia Recheada é um dos Atrativos para o aniversario de emancipaçao de 17 anos de IGUATU.


O novo nome foi dado pela família Pantâno, que antes de estabelecer-se nesta região residia no município de Rio Bom.
Em janeiro de 1962, estabeleceu-se em Jaborandi o sr. Arlindo Mago de Oliveira, em seguida veio Astrogecildo Teixeira da Silva e sua mulher Maria de Lourdes da Silva, que juntos construíram a primeira capela da localidade. Além de catequista, Astrogecildo foi presidente da igreja, do ginásio, do time de futebol e inspetor de quarteirão.


Dentre os pioneiros, além dos Pantano e Teixeira da Silva, nominam-se Severino Fachi, Santim Luiz Fachi, Gentil da Silva Rosa, José Rodrigues Sales, Basílio Furquim, João de Souza Godoi e outros.
Pela Lei n.º 1.074, de 23 de maio de 1974, foi criado o Distrito Administrativo de Iguatu. Em 28 de maio de 1990, pela Lei n.º 9.276, foi criado o município, sendo instalado no dia 1º de janeiro de 1993.


Na atualidade a População é de : 2.500 hab.


A FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA DO MUNICIPIO DE IGATU FOI COMEMORADA NA DATA DE 12/12/2009 DATA POR MOTIVO DO CINISTRO DA NATUREZ, UM QUE SUCEDEU NO MÊS DE NOVEMBRO.




PREFEITO Martinho Lucas Godoy






















CORAL DO PETTI


Regido pelo Professor :

Durante o dia da comemoração do aniversario do Minicipio ocorreram varias atrações, a Feira do ProdutorRural, distristribuiçao de Brinquedos no ginasio municipal . Noite no Salão

Paroquial a festa da Tilapia Recheada com apresntaçao cultural do Coral do Pette daEscola Municipal.






















E para finalizar as Atrações, na Noite, O Grupo Figli di Questa Terra de MATELANDIA PR; valorizando assim a cultura em uma noite relamente de valorizaçao de culturas, palavras do proprio prefeito Minicipal.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

8.ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente


Conferência traçará plano para infância e adolescência

Até o final desta semana, o Brasil terá um plano decenal para a política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos de meninos e meninas, rapazes e moças.
Esse é o objetivo principal da 8ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente aberta na noite de hoje, em Brasília, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

De acordo com o Deputado Paulo Lustosa (PMDB-CE), da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o plano, elaborado 19 anos após o lançamento do Estatuto da Criança e da Adolescência (ECA), pautará a agenda dos candida
"A discussão agora vai servir para cobrar dos candidatos e candidatas à tos à Presidência e a formulação do Plano Plurianual (2012-2015), com diretrizes para o futuro governo.
Presidência da República compromisso com as metas do plano decenal", avalia o parlamentar. "Vamos chegar na mesa de negociação com os presidenciáveis, não apenas com uma carta de princípios ou conjunto de intenções, mas com um plano com metas e estratégias que vai dar mais objetividade para no futuro cobrar deles os compromissos firmados", afirma Lustosa.
Além das eleições, há intenção de que as metas estabelecidas no plano decenal sejam contempladas no Plano Plurianual e nos orçamentos federais dos próximos anos.

Para Maria Luiza Moura, representante de Goiás na conferência e pesquisadora da Universidade Católica, "as crianças e adolescentes têm que ser prioridade nacional no orçamento público e nas políticas setoriais". Ela avalia que o plano materializará o "rol de compromissos que o Brasil firmou, inclusive em âmbito internacional, com a população infantojuvenil".

Para a presidente do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmem Oliveira, a elaboração do plano decenal "chama atenção para o fato de que ainda não temos um sistema único de coordenação da política para a criança e o adolescente". De acordo com a presidente do Conanda, falta um órgão que articule a atuação de todo o Poder Público e mobilize o sistema de garantia no plano federal, estadual.

A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carmen Oliveira, destacou hoje (8) que é preciso haver uma mudança cultural no Brasil sobre a legitimidade da prática de punir crianças e adolescentes com castigos corporais. "Temos ainda lacunas, principalmente porque se trata de uma violência que, via de regra, é muito mais praticada no ambiente familiar. Isso envolve uma mudança cultural, para combater a ideia de que uma palmadinha não dói, bater no ...