domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sociedade Italiana de Matelandia Promove 1º FILÓ em 2010 superando Expectativas.








Nas dependências do Clube do Vovô de Matelândia estiveram presentes famílias que gostam a cultura Italiana; nesta noite através da culinária e das Historias da Imigração aonde os familiares vieram da TERRA MÃE ITALIA para o BRASIL ou ainda para este Município.

A direção coordenada pelo Presidente, popularmente e com muito carinho conhecido pelos membros da Sociedade Italiana e também pela população do município como (POKINHA) Genésio Passinato.
O Clube do Vovô estava lotado.


Este “Filó” só foi possível porque toda a comunidade Italiana do Municipio esta unida, ou seja, com uma ALEGRIA muito grande.
Foram mais de 200 pessoas adultas presentes na noite do ultimo sábado dia 27 de Fevereiro de 2010.




Comunidade da VILA NOVA Paroquia Nossa Senhora de Caravagio Da ABERTURA catequese de 2010 com MISSA



Sábado 27 de fevereiro se fez presente na comunidade da vila nova o Padre Vilmar; responsável pela ESCOLA AGRICOLA de BEATO PE JOÃO PIAMARTA, para realizar a Missa de abertura do ano de 2010 da catequese na comunidade.Durante a celebração o qual o Evangelho deste II Domingo da Quaresma, nos convidada a subir a montanha em companhia de Pedro, Tiago e João, seguindo os passos de Jesus que se afasta da multidão e se recolhe para rezar; para assim estar na presença do Pai.

A importância da presença dos pais neste dia que abre o ano da catequese é para ressaltar a responsabilidade que a Igreja tem com os Pais para a evangelização porque é primeiro em casa que se tem a primeira catequese, sendo no LAR ; nas nossas casa que nos recolhemos para rezar, porem não se esquecendo de nos envolver na comunidade através das Missas, e recebendo os SACRAMENTOS iniciando pelo batismo sempre com os Pais sendo preparados.
O padre Vilmar Niedzialkoski, também ressaltou da campanha da fraternidade e de avaliarmos o real valor que o ser humano da as coisa Matérias, esquecendo do ser humano e do próprio Deus que esta no SER HUMNO. durante a Missa Padre reforçou o apoio das familias na catequese e parabenisou a comunidade.




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O VÍCIO TAMBEM SE APRENDE EM CASA


Fato: os jovens começam pelas drogas que lhes são mais acessíveis: cigarro e álcool.
Normalmente, o primeiro contato acaba ocorrendo dentro da própria casa, e o pior, na maioria dos casos, o exemplo vem da própria família.

O pai que fuma na frente da criança, que exemplo está dando a ela?
Quantas vezes já vimos mães soltando baforadas de cigarro em cima do recém-nascido que está no colo?


Quantos pais, de brincadeira, deixam que crianças de 3 ou 4 anos experimentem a inocente “espuminha da cerveja”? Esses pequenos, mas funestos hábitos podem conduzir a criança para vícios mais danosos. Por isso, todo cuidado é pouco. Às vezes, a simples mudança nas atitudes em família pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

O Álcool é a droga mais comum estre os estudantes, e como o tabaco, sua venda é legalizada. na adolescencia os Jovens recorem ao Álcool para se sentir "livre"
O alcoolismo é uma doença que demora a ser diagnosticada, não é um vício que se consolida rapidamente.
Mas o fato de esses jovens começarem a beber tão precocemente é de grande preocupação, já que com o passar dos anos esse hábito pode se transformar em vício e o tempo de uso em idade tenra, ocasiona sérios danos para a saude. Exemplo o Cancer de BOCA.





quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

VIOLENCIA CONTRA CRIANÇA DIFICILMENTE É DETECTADA


Os efeitos do castigo físico e humilhante não podem ser generalizados para todas as crianças, pois dependem da experiência de vida de cada um e da configuração familiar em que a criança encontra-se inserida.

Entretanto, uma conseqüência direta do uso do castigo físico é o aprendizado, por parte da criança, de que a violência é uma maneira plausível e aceitável de se solucionar conflitos e diferenças, principalmente quando você está em uma posição de vantagem frente ao outro, principalmente física (como no caso do adulto frente à criança).

E este aprendizado é transportado para outras relações da criança, como para a sua relação com um irmão mais novo, por exemplo.

Também percebemos que, em muitos casos em que a criança sofre com castigos físicos e violências psicológicas freqüentes, ela pode apresentar um perfil retraído, introvertido.

Se a criança não tiver uma rede de apoio forte (outros parentes ou outras pessoas que lhe sejam significativas e que lhe tratem de maneira diferente), a sua auto-estima fica tão comprometida que vemos como conseqüências a insegurança, o medo, a timidez, a passividade e a submissão.

Muitas vezes, a violência física e/ou psicológica acaba acontecendo num rompante, e não por metodologia.
Nestes momentos os pais podem sentar com seus filhos e serem sinceros com eles, explicando que perderam o controle e que se arrependem por isso.

Este tipo de atitude é um ótimo exemplo de humildade e de respeito para com o outro. Ao sentarem para conversar com seus filhos, os pais darão o exemplo de que pedir desculpas não é algo do qual a criança deva se envergonhar e de que errar é humano.

Que nem sempre eles, pais, irá acertar em tudo, apesar sempre desejarem o melhor para seus filhos.

Além disso, este é um ótimo momento para ouvir a própria criança e procurar, juntamente com ela, estabelecer as “regras” de convivência para todos dentro de casa.
Por exemplo, o pai ou a mãe podem identificar que não agiram da melhor forma porque foi justamente no momento em que chegavam estressados do trabalho.

Junto com a criança, eles podem conversar com ela e estabelecerem juntos que, quando isto acontecer, eles precisarão de um tempinho para respirar fundo, relaxarem e, então, darem a atenção de qualidade que a criança merece.

O uso do castigo físico infligido a uma pessoa faz parte de um “ciclo” de violência. Entretanto, muitos pais ainda não enxergam dessa forma, pois esta metodologia educativa está fortemente legitimada em nossa sociedade.

Os pais que utilizam o TAPA , a palmada ou a chinelada para educar o fazem acreditando que estão fazendo o melhor para seus filhos, mas não percebem que, na verdade, estão infringindo o direito que as crianças possuem (assim como qualquer outro ser humano) ao respeito pela sua integridade física e dignidade humana.

Se a violência física contra um adulto não é aceitável socialmente, sendo passível inclusive de sanções legais, porque a violência contra a criança deve ser aceita? Os pais não vêem que, ao utilizarem o castigo físico, estão abusando da diferença de poder que existe numa relação entre um adulto e uma criança.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

PAROQUIA NOSSA SENHORA DE CARAVAGIO REALISOU ENCONTR DE CATEQUISTAS









No centro de Evangelização da Paróquia Nossa Senhora de Caravagio, no domingo dia 14 de Fevereiro.


Estiveram presentes os CATEQUISTAS e os coordenadores de cada comunidade da Paróquia e capelas e também os representantes das comunidades no interior e dos bairros na área urbana do município. Estiveram presentes aproximadamente 250 Catequistas.
Para assim iniciarem o encontro dos Catequistas com o intuito de elaborar formas para melhor trabalhar com os livros e tirar possíveis duvidas.
Assim o Padre RENILDO Pároco, deu abertura e enfatizou da importância do catequista pois é ele quem coloca para as crianças de uma forma literária os ensinamentos da fé Crista Católica.
Também colocou como importante o exemplo de MARIA mãe de JESUS, pois ela foi na terra a primeira catequista.


JURACI; buscou tirar as duvidas sobre o TRIPÉ qué a Tradição da Igreja, Bíblia, Magistério, ou seja, alem de poder usar os livros para catequizar, deve-se também usar o tripé, que esta disponível na secretaria da paróquia, nas bibliotecas ou pela internet.








O Padre EDELTON esteve presente também para outras duvidas sobre como controlar a frequencia e a forma de acompanhamento dos pais na presenças dos catequizandos na catequese.









Sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.Oração:
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CULTURA ITALIANA é DESTAQUE TAMBEM ATRAVES DA DANAÇA EM 2009




FLIGLI DI QUESTA TERRA



Durante o ano de 2009 o grupo esteve presente em eventos de importância municipal.
Escolha da Nova Diretoria da Socieda ITALIANA de Matelândia para 2010/2011.
durante a festa tipica do encontro das familias Italianas, O FILÓ...
A escolha da RAINHA da Comunidade Italiana.









Homenagem aos formandos de ITALIANO Através do LIONS CLUB na Camara Municipal











Também presente em lançamentos de pratos típicos de municípios que também apóia as etnias da cultura italiana.
Participação em aniversários de emancipação político administrativa.



Convidado para festas de tradições culturais.
O grupo FIGLI DI QUESTA terra valorizou a inauguração da praça da cultura no nosso município
pois esta é a idéia majoritária do prefeito Edson Primon e sua administração; tornar esta praça o ponto de encontro das culturas através das famílias com através de eventos oficiais públicos ou no dia a dia.
As varias apresentações tiveram o apoio da Administração Publica Através da Secretaria da Cultura com o a apoio e o acompanahmento incondicional de Varios Pais crianças e adolescentes durante o ano.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

RCC MATELÂNDIA Pe CLEUDON (Lc. 5,5)


A RENOVAÇÃO CARISMATICA CATÓLICA DE MATELÂNDIA e o Pe Cleudon.... COM O TITULO PELA FORÇA DE TUA LANÇAREI as REDES














Nos Dias 06 E 07 de Fevereiro na Paróquia Nossa Senhor De Caravagio Esteve Presente O PADRE CLEUDON Bacharel em Filosofia, Teologia; Doutorado, em Sagrada, Escritura, e Doutrina Da Igreja Católica.

O qual veio através do convite da Renovação Carismática Católica de Matelândia que assumiu a organização sendo apoiada pelas pastorais de toda a Paróquia da Diocese de Foz do Iguaçu, também Liberado pelo bispo de sua diocese, BRAGANÇA PAULISTA a traves de carta lida pelo sacerdote e testemunhada pela assembléia.
Através desta carta o bispo o libera para que ele possa celebrar missas em outras, dioceses, também realizar pregações retiros de cura e Libertação.

O “Deus Que É Pai” Enviou Seu Filho Para Ensinar A Lançar As Redes Para Pescar As Graças, A Fé, As Curas, Este Pai Deus Ensina Através Da Sua Misericórdia Como Ir Ate Ele.

o encontro teve inicia as 8 da manhã do dia 06 com aprocimada mente 700 pessoas durante o dia os Espirito Santo sucitou a muita pessoas chegando a mais ou menos 1200 pessoas durante os dois dias na tarde do Domingo o Sacerdote reafirmou que a tradição de familia de vir a igreja uma vez na semana para cumprir obrigação de católico nao salva nao liberta e nao cura cristão algum.
FÉ nao é modismo, FÉ ELA DEVE SER CONQUISTADA DIA A DIA
RESANDO A CADA MOMENTO.





































O AGRADECIMENTO ao pessoal de APOIO na COLABORAÇÃO para organisar e distribuir e fazer os alimentos para os dois Dias de ENCONTROS.






















A organização e os representantes da RCC de Matelândia organizaram um cantinho do Céu para as Crianças onde as crianças permaneceram durante o encontro de onde a Monitora carinhosamente chamada de PIPOCA distribuía brincadeiras com uma pedagogia religiosa e ungida pelo PAI DEUS.