quinta-feira, 27 de maio de 2010

MUNICIPIOS LIVRES DO ANALFABETISMO Serranópilis esta em festa



O município de Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu nesta quinta-feira (27) a Declaração de Território Livre do Analfabetismo.
Esta é a 17ª cidade que recebe a declaração no Paraná.


Cerca 4 mil pessoas participaram do evento, que começou com uma caminhada pelas ruas da cidade até o Clube Aliança, onde aconteceu a cerimônia oficial.“Serranópolis do Iguaçu está em festa.



Temos que comemorar essa conquista tão representativa para o nosso Estado, que tem uma dívida com a população que, por diversos motivos, não puderam frequentar a escola.







Por isso trabalhamos para garantir a alfabetização de todos”, disse a assessora de formação da Superintendência da Educação da Seed,







SEED
Fátima Navarro, que representou a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde.Desde a criação do Programa Paraná Alfabetizado em agosto de 2004, já passaram pelas aulas mais de 23 mil turmas de alfabetização ou mais de 350 mil pessoas.
A meta para 2010 é alfabetizar 100 mil pessoas.
O programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras, organizações da sociedade civil, universidades estaduais, instituições, empresas e igrejas.

Segundo o Censo do IBGE, no ano de 2000 havia no Paraná cerca de 649 mil pessoas com mais de 15 anos que não sabiam ler e escrever. O Paraná Alfabetizado, criado em agosto de 2004 pela Secretaria da Educação, já alfabetizou 368 mil jovens, adultos e idosos.“A educação é direito de todos e dever do Estado. O governo do Paraná vem desde 2004 trabalhando em um esforço extraordinário para resgatar a cidadania e a autonomia de milhares de paranaenses não tiveram a chance de ser alfabetizada.



É uma tarefa árdua, mas que vem sendo realizada com muito êxito pelas equipes da Secretaria de Educação e prefeituras”, disse o deputado estadual Ademir Bier.
Serranópolis do Iguaçu está localizado a 592 quilômetros de Curitiba.Tem uma população estimada em 5 mil habitantes e a base econômica é baseada na agricultura, principalmente no plantio de grãos como a soja e o milho, na pecuária na atividade leiteira e na suinocultura.A principal atração é o Arrancadão de Jericos (carroças puxadas por jericos e adaptadas para o trabalho no campo), disputa que movimenta a cidade e reúne centenas de agricultores numa competição divertida.
Para ser considerado território livre do analfabetismo, o município precisa reduzir taxa de analfabetismo em pelo menos 4%. Em 2000, segundo o IBGE, Serranópolis do Iguaçu tinha um índice de analfabetismo de 6,05%. Atualmente a taxa está em 3,71%, o que torna o município território livre do analfabetismo.“Estamos muito felizes por essa conquista.
Assim como em todo Paraná, em Serranópolis a educação é também nossa principal bandeira. A conquista é de toda população, que acreditou no programa e ajudou no trabalho de alfabetização”, disse o prefeito José Arlindo Sehn.Na região, o trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação de Foz do Iguaçu cresce a cada dia, sensibilizando as pessoas para que a meta do programa seja alcançada: a superação do analfabetismo em todo o Paraná.

O Núcleo Regional de Foz tem sob sua jurisdição nove municípios. Além de Serranópolis do Iguaçu, que já é território livre do analfabetismo, Itaipulândia receberá a declaração nos próximos dias e outras duas outras cidades estão próximas de alcançar a meta: Missal e Matelândia.“Precisamos atuar com todo empenho para alcançarmos a meta em outros municípios. Esta é uma luta coletiva, que depende do esforço de todos para juntos superarmos o analfabetismo no Estado”, disse a chefe do NRE de Foz do Iguaçu, Dulce Wernke Zinn.“Hoje não tenho mais vergonha por não saber ler e escrever. Eu que não tive a oportunidade de estudar quando jovem e sofri muito com o preconceito, agora graças ao Paraná Alfabetizado tenho orgulho de dizer que eu não sou mais analfabeta”, disse Anita Boeira, 39 anos, aluna do programa desde 2004.
Anita conta que, antes da alfabetização, foi vítima de preconceito até no mercado de trabalho. “Quantas vezes sofri ao procurar emprego e deixei de ser contratada por falta de estudos. Hoje trabalho em uma grande empresa e sou muito valorizada. Por isso digo para quem não teve a chance de ler e escrever: nunca é tarde para aprender.”Participaram do evento a secretária municipal de Educação e Esportes, Márcia Rosano Elsenbach Lopes, o deputado estadual Dobrandino da Silva, prefeitos da região e representantes de entidades como Itaipu, Sesc, Senac, Sanepar e Copel.
Além de Serranópolis do Iguaçu, serão declarados territórios livres do analfabetismo os seguintes municípios: Itaipulândia, Sulina, Paulo Frontin, Maripa, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Cecília do Pavão, Rancho Alegre, Leópolis, Cafelândia, Iguatu, Iretama, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Pranchita, Pinhal de São Bento e Bom Jesus do Sul. As cerimônias de Declaração de Território Livre do Analfabetismo seguem até o mês de julho




terça-feira, 25 de maio de 2010

BULYING" AMEAÇAR INTIMIDAR " VIOLENCIA NAS ESCOLAS.












Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema.

"A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA), que estuda o problema há nove anos.

Informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio.
O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos”.

O professor também identifica os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se resolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar", explica o especialista.

Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.

Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece.
Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o médico.
Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.

O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família", afirma o pediatra.

Pelo menos 28% dos estudantes brasileiros que estão cursando entre a quinta e oitava séries do primeiro grau já sofreram maus tratos. Segundo pesquisa feita no ano passado pela ONG Plan Brasil, 1.477 dos 5.168 alunos entrevistados para o levantamento foram agredidos .
Estiveram envolvidos em bullying (atitudes agressivas, verbais ou físicas praticadas repetidamente por um ou mais alunos contra outro aluno)17% dos discentes, seja como agressores ou vítimas. De acordo com o estudo, 12,5% dos estudantes do sexo masculino foram vítimas desse tipo de agressão, número que cai para 7,6 % entre as meninas.
A sala de aula é onde ocorrem cerca de 50% dos episódios relatados. O Nordeste é a região do país onde o bullying é menos praticado, apenas entre 7,1 % dos estudantes.
A educadora Cléo Fante afirma que as práticas violentas acabam causando prejuízos na aprendizagem dos agredidos. Segundo ela, tanto a família quanto a escola propiciam, por diversos motivos, a prática do bullying.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

HOMENAGEM A ENFERMEIROS COM ALMOÇO E CONFRATERNISAÇÃO



Ó São Camilo, que imitando Jesus Cristo destes a vida pelos vossos semelhantes, dedicando-vos aos enfermos, socorrei-me na minha doença, aliviai minhas dores, fortalecei meu ânimo, ajudai-me a aceitar os sofrimentos, para purificarme dos meus pecados e para conquistar os méritos que me darão o direito à felicidade eterna.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.Amém,São Camilo, rogai por nós.



Em 1974 entrou para a Ordem dos Franciscanos Capucchinhos. Devotado aos doentes e pobres Camilo chegou a ser diretor do Hospital São Giocomo em Roma.

Com dois companheiros ele fundou uma congregação para ajudar aos doentes chamada "Ministros dos Doentes" os Camilos.




No dia 2 de Fevereiro de 1892, deu início à Congregação das Filhas de São Camilo, em colaboração com a jovem Judite Vannini ( depois Madre Josefina) que se tornou co-fundadora, para a assistência aos doentes, mesmo com risco de vida.Ciência e piedade foram as suas características principais. Homem de grande fé e abandono à vontade de Deus, constante afabilidade e caridade para com todos, de modo especial para com os doentes pobres, na Itália, França e Peru.

A Fundadora das Filhas de São Camilo foi elevada à beata em 16 de outubro de 1994 pelo Papa João Paulo II.


A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.
Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo país. Essas variações de cargos fazem com que mais profissionais se juntem ao setor e a novas possibilidades de trabalho nesta área.


Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência





Neste dia 24 de maio de 2010 , as servas filhas de São Camilo e o Hospital e Maternidade Beato Padre Luiz Tezza ,parabenizaram os enfermeiros ou enfermeiras que exercem a sua vocação no trabalho.


Através de confraternização onde estiveram presentes os familiares e amigos, colegas de trabalho, destes profissionais.


Trabalho este desempenhado em todos os setores do hospital desde o acolhimento na recepção nos laboratórios, nas cirurgias, durante as madrugas, nos plantões, ou seja, quando requisitados estão sempre apostos para cuprirem a aquilo que foram requizitados ou requizitadas .
















segunda-feira, 17 de maio de 2010

Grupo de Dança Italiana, Figli di Questa Terra na FESTA DA POLENTA em SANTA TEREZA DO OESTE PR







A Cultura Italiana se fez presente tambem através da Dança no municipio de SANTA TEREZA DO OESTE.












Segundo informações do Diretor Carlos Mazzuti e da coreagrafa Francieli Salles, o convite veio através da Paroquia da quele Municipio e secrteraria de cultura de Santa Tereza do Oeste , demostrando assim que o apoi as etnias de modo especial à Italiana, presevando a historia dos antepassados, de uma forma onde a população se sinta bem atraves da Dança.








Figli di Questa Terra na 3ªFesta da Polenta.
























Durante a festa houve varias apresentações,
Dupla sertaneja de Estilo Universitario Julio e Thiago






Cantores da Região, um Bingo , e o sorteio de Premios através de Rifas com 5 premios onde o primeiro premio era um Carro zero.







Segundo oraganizadores serca de 500 mil pessoas estiveram presente na 3ª Festa da Polenta, de Santa Tereza do oeste .


As apresentações e coreografias estão a cargo e responsabilidade de Francieli Salles.




Durante a tarde do domingo esteve presnte tambem na festa com os membros do grupo, tambem com a Rainha da Primavera da Primavera, da Sociedade Italiana de Matelandia. Kerlin Coteleski e tambem prefeito de SANTA TEREZA DO OESTE,
Amarildo Rigolin.

sábado, 15 de maio de 2010


Conferência da tarde do dia 14 de Maio no Simpósio durante o Congresso Eucaristico ressaltou a responsabilidade que os PAIS tem para educar os filhos com relação a formação e comportamento sexual ou seja a sua sexualidade.

De acordo com Reginato, o homem e a mulher foram criados para que a humanidade se tornasse completa. Logo, a sexualidade é uma obra da criação de Deus. Entretanto, alerta o acadêmico, esta sexualidade não pode ser deturpada e vivida antes do tempo. “Os jovens de hoje antecipam o sexo, o banalizam. Mas é importante que se entenda que não se faz festa dos 15 anos, aos 14; nem se ganha a corrida sem alcançar a chegada. Tudo precisa acontecer a seu tempo!
O sexo não merece ser substituído por um momento casual, como uma criança que abre o presente antes do Natal esquecendo-se o motivo da festa”, explicou
O palestrante dr. Valdir Reginato abordou, segundo os valores do Evangelho e da Igreja Católica, a importância de respeitar o momento certo de viver o sexo.
Para introduzir o assunto, o médico falou sobre o Livro de Gênesis, na qual Jesus diz: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea"
O médico ainda alertou que o assunto deve ser tratado desde a infância pelos pais, mostrando a importância da sexualidade e as conseqüências de não valorizá-la. “Cabe as os pais educar os filhos dentro de uma sexualidade do pudor e do respeito.
A educação dos filhos é uma responsabilidade primeira deles, não da escola, dos amigos ou da mídia”, enfatizou
Para o conferencista, a vida diária de oração e a vivência da Eucaristia são bases fundamentais na vida do cristão que deseja valorizar a sexualidade.
Ao final da palestra, a equipe da Arquidiocese de Brasília apresentou um vídeo com testemunhos de jovens namorados da cidade e celibatários que vivem a castidade.
O Sumo Pontífice reconheceu que a castidade “precisa de um espírito de sacrifício e de renúncia”. Bento XVI acrescentou que o verdadeiro amor “buscará sempre mais a felicidade do outro, se preocupará mais com o outro, se entregará e desejará estar perto do outro”.