quarta-feira, 28 de julho de 2010

Microfone de Prata destaca Programa Exeperiencia de Deus









O programa Experiência de Deus foi o destaque na categoria Programa Religioso

Padre Reginaldo Manzotti recebeu o Microfone de Prata na Sexta (23/7) no evento promovido pela UNDA (União de Radiodifusão Católica) e CNBB.O Prêmio Microfone de Prata foi criado pela UNDA BRASIL (União de Radiodifusão Católica), em 1989, com o apoio da CNBB, como forma de reconhecer a
criatividade e o bom gosto dos profissionais das emissoras católicas comprometidas com os fundamentos de nossa missão de comunicar. Desde sua criação, o prêmio tem sido um importante ponto de referência para as emissoras, na medida em que tem selecionado, ao longo dos anos de sua realização, as melhores produções radiofônicas de caráter evangelizador.
Objetivo.
O prêmio Microfone de Prata tem como objetivo principal incentivar e apoiar a produção e a qualidade de programas radiofônicos não só religiosos, evangelizadores, mas também de promoção humana, reconhecendo o valor do que já se faz e buscando aperfeiçoar.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bebê Prematuro Sobrevive em vaso sanitario

Durante a madrugada de ontem, funcionários do Hospital Santa Cruz, em Adicionar imagemCanoinhas, escutaram um gemido parecido com o de um gato. Eles resolveram procurar de onde vinha o som.Somente seis horas depois descobriram que o gemido era de um recém-nascido. Ele foi encontrado vivo dentro do vaso sanitário do banheiro do hospital ainda com a placenta e com hipotermia. A menina nasceu prematura de oito meses e com 2,5 quilos. Ter resistido aos 8ºC que fizeram na madrugada de quinta-feira, a água fria e a louça de um banheiro gelado faz o médico Saulo Sabatini acreditar na recuperação da recém-nascida.– É uma criança muito forte. Ela já está apresentando melhoras e tenho certeza de que irá ficar bem – completa o médico.A recém-nascida deve ficar na incubadora e em observação pelo menos nas próximas 72 horas e passar por vários exames. A mãe do bebê, uma jovem de 15 anos, também deve passar por uma avaliação médica. Mãe e filha vão ficar internadas até que o Conselho Tutelar decida como encaminhar o caso.Por volta das 23h30min, a menina de 15 anos deu entrada no Hospital Santa Cruz acompanhada da mãe. As duas vieram da localidade de Bela Vista porque a jovem reclamava de cólicas. Segundo informações de Sabatini, enquanto aguardavam antedimento, a menina teria dito à mãe que precisava ir ao banheiro e lá ficou por cerca de 20 minutos, quando teve a criança. Voltou para a fila de espera, sem falar nada. O médico de plantão que a atendeu teria percebido que a garota estava inchada e um pouco estranha. Até chegou a perguntar se ela estava grávida, mas a resposta teria sido não. Mesmo assim, foi pedida a internação para fazer uma nova avaliação.– Ela passou a noite no hospital e às 6h, o bebê foi encontrado. Fiz exames na jovem e percebi que ela havia feito um parto. Associamos que o bebê era filho dela. No início, ela negou, mas depois confirmou que o bebê era seu – diz o médico Saulo Sabatini.A polícia da cidade foi acionada e vai investigar o caso. O médico Sabatini já realizou alguns exames na mãe e acredita que ela deva ficar internada até o fim da semana.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

MATELÂNDIA 50 ANOS se REUNE no do dia do AMIGO EM MEGA SHOW


Aconteceu no dia (20) o mega show com Padre Fabio de Melo.


O evento, comemorativo aos 50 Anos de Matelândia foi um sucesso.
Aproximadamente 10 mil espectadores acompanharam e participaram com emoção do INICIO ao termino do show que mesclou canções e mensagens do Padre, cantor, compositor e escritor Fabio de Melo.



Para o Prefeito Édson Antônio Primon, este foi um presente para as pessoas que edificam o sucesso do município. “Nossa gente é muito batalhadora e merece um show como este, que foi programado especialmente para as famílias”, afirma.


O prefeito em sua acolhida usou uma bela frase de uma canção onde ressalta.




O dia do AMIGO, pois dia do Amigo tem data, dia 20 de Julho.

"Marcas do que se foi dos,OS INCRIVEIS"
“Quem quiser ter um amigo que me de a Mão”.

A apresentação foi prestigiada por párocos de toda a região, pelo representante do Bispo Dom Laurindo, Vigário Geral Padre Sérgio Bertotti, pelo Pároco de Matelândia, Padre Renildo e caravanas de diversos lugares.

A presença de pessoas de todo o paraná, exemplo Ponta Grossa, Lucas, um jovem que mora no Bairro Oficinas veio em caravana.

sábado, 17 de julho de 2010

13 de JULHO 20 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)


Seminário comemora 20 anos do ECA
O Seminário que marca a comemoração dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) teve inicio na manhã desse dia 13 de julho, data do aniversário da lei, e contou com cerca de 500 pessoas, que se reuniram em Brasília na Câmara dos Deputados. Além de comemorar a data, o evento tem como objetivo discutir as conquistas e os desafios que ainda precisam ser alcançados pela lei.
“A legislação reflete a escolha política que o país faz”, destacou a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, na mesa de abertura. A ministra acredita que nesses 20 anos de Estatuto houve significativos avanços, sobretudo no combate a pobreza e as desigualdades. Entretanto, muito ainda deve ser feito para que a implementação do ECA seja progressiva e livre de retrocessos. “Cada campo da vida e da dimensão daquilo que as crianças e os adolescentes convivem devem ser pautas do nosso cotidiano”, afirma a ministra.



Juliana Fernandes, do Ministério do Desenvolvimento social (MDS), falou da importante mudança de status da assistência social no Brasil, que de filantropia assumiu o papel de política pública. Juliana desenvolveu seu discurso em cima do papel desenvolvido pelo MDS, como o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social, que segundo ela procura fortalecer o caráter preventivo, antes que seja necessário restringir o convívio familiar da criança. De acordo com Juliana um dos pontos mais importantes tratando-se do assunto da juventude é a educação. “Muitas vezes, quando uma criança sofre uma infração aos seus direitos, isso passa pela questão da educação, como uma quebra do direito à escola”. Fernandes enfatizou também a importância de projetos como o Bolsa Família, que segundo dados apresentados por ela, em junho de 2010, atendeu a 21,9 milhões de crianças e adolescentes (0 a 17 anos), facilitando assim o acesso à saúde e educação por parte dos jovens.
Tocando no tema da saúde, a representante do Ministério da Saúde, Ana Sudário de Lemos Serra, mostrou, por meio de slides, os principais marcos conquistados para as crianças e os adolescentes na área. Como a constituição de 1988, que define a saúde como “um direito de todos a ser garantido pelas políticas sociais básicas”, o “Programa de Saúde de Adolescentes” de 1989 e mais recentemente, as diretrizes nacionais de atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, de 2010.

Segundo a especialista, esses projetos devem funcionar de forma a garantir que adolescentes e jovens cresçam e se desenvolvam de acordo com seus potenciais biológicos, psicológicos e sociais.

Ana Sudário salientou ainda dentre as diretrizes nacionais, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, a atenção integral à saúde sexual, à saúde reprodutiva, ao uso de álcool e drogas, às agressões domésticas e ao risco de suicídio com relação a jovens e adolescentes, como ações importantes na área da saúde.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Uma Familia que é exemplo para todas as familias

Hoje em dia, a configuração da família está bastante mudada. Até uns cinqüenta anos atrás, o modelo de família era o mesmo de sempre, ou seja, composta de pai, mãe e filhos. Desde que as nações assumiram o direito de legislar sobre a família, apareceram o desquite, o divórcio, as uniões apenas de fins de semana, ou como dizia uma juíza de futebol, quando lhe perguntaram sobre sua relação amorosa: “nós estamos juntos apenas quando sentimos necessidade um do outro.

“Depois, cada um vai para a sua casa”. No fim, ela perguntava: “Não é assim que os artistas estão fazendo?”Há famílias que só têm o pai cuidando dos filhos; há famílias que só têm a mãe cuidando dos filhos. Há também aquele tipo de família em que um pai e uma mãe já se casaram várias vezes e dessas uniões surgiram vários filhos que se vão juntando num mesmo lar.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, “Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimônio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, «de modo que já não são dois, mas uma só carne» (Mt 19,6). Abençoando-os, Deus disse-lhes: “sede fecundos e multiplicai-vos” (Gn 1,28).

O mesmo Catecismo diz mais: “A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: “O que Deus uniu não o separe o homem” (Mc 10,9).

A Sagrada Família de Nazaré. É uma família tradicional, formada por um pai, José; por uma mãe, Maria; e por um Filho, Jesus. O evangelho é tirado de Lucas 2,41-52.


Trata-se de um evangelho cheio de significados. Mas o principal fato é que a família de Nazaré foi a Jerusalém para a festa da páscoa. Jesus tinha 12 anos. Ele foi ao Templo para fazer a festa do Bar Mitzvah, ou seja, para se tornar Filho do Preceito.

A partir daquele momento, Jesus se tornaria capaz de conduzir a sua fé, falar na sinagoga, exprimir seus pensamentos.Após os festejos pascais, eles voltaram para Nazaré. José imaginou que Jesus estivesse com Maria e Maria pensou que Jesus estivesse com José.

Só ao chegarem a Nazaré é que eles perceberam o engano.

Correram de volta a Jerusalém em busca do filho.

Já desolados de tanta procura, eles foram informados de que Jesus se encontrava no Templo, conversando com os doutores da Lei.Quando o viram, Maria logo lhe perguntou: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”.Segundo Lucas, eles não compreenderam as palavras que lhes dissera. Porém, Jesus retornou com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens.O Documento de Aparecida reafirma que “a família é a primeira e mais básica comunidade eclesial. Nela se vivem e se transmitem os valores fundamentais da vida cristã, ela se chama Igreja doméstica” (204). Sua missão se realiza no mundo (210), tendo como primeiro apostolado, viver como família. Isto está acima de práticas espirituais e atividades pastorais, que não deixam de ser importantes. “A família constitui um dos tesouros mais valiosos dos povos latino-americanos” (204). Jesus vai ao templo, a casa do Pai (Lc 2,49) pela qual Ele tem grande zelo (Jo 2,17). Mas o lugar de seu crescimento em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 9,52). Este crescimento acontece dentro de sua casa, na sua família. Do mesmo modo, o lugar de viver a vida cristã é dentro da família, onde praticamos as virtudes fundamentais de vida cristã em comunidade, sintetizadas no amor. Isto constitui a Igreja doméstica na qual Jesus cresceu. Somos preocupados com a prática religiosa e não nos incomodamos com a vida das famílias.A família está em crise, ou é um modelo já superado? Sem dúvida a família é a célula base da Igreja e da sociedade, mas está a passar por uma transformação profunda. Na Família do passado, primava a relação vertical: uma instituição fechada, de cunho patriarcal.O pai detinha a autoridade e era responsável pela parte econômica; a mãe atendia aos afazeres domésticos e cuidava dos filhos; Os filhos estavam submetidos à autoridade paterna. Dava-se muito valor à autoridade.Na família do presente, as relações são horizontais. Dá-se preferência ao diálogo, à corresponsabilidade, à igualdade, ao companheirismo e à amizade entre marido e esposa, entre pais e filhos.Porém, há muitos perigos que pairam sobre as famílias: o adultério; a poligamia, porque estão em contradição com a igual dignidade do homem e da mulher e com a unicidade e exclusividade do amor conjugal; a rejeição da fecundidade, que priva a vida conjugal do dom dos filhos; e o divórcio, que se opõe à indissolubilidade.A Igreja propõe algumas atitudes com relação à família, a exemplo da sagrada família de Nazaré. Entre elas, podemos citar a comunhão interpessoal de Amor e de Vida. Não um amor qualquer, mas um amor fiel, único, exclusivo e para sempre. Os filhos não são vistos como propriedade ou bens adquiridos, mas como vida e prolongamento vital de um amor pessoal, que educa e orienta para a liberdade responsável. Segundo João Paulo II, a “A família é a fonte da vida e o berço da fé”.Por isso, a proposta para as famílias é seguirem o exemplo de José, Maria e Jesus. E hoje somos convidados a rezar pelas famílias cujos filhos estão desaparecidos. Que o Senhor possa ajudá-las a encontrá-los. Se isso não for possível, que Ele se coloque no lugar daqueles que as famílias amam e que não mais poderão ver.A Família de Nazaré é modelo de nossas famílias. Nas dificuldades ela ensina a procurar Jesus. Jesus aos 12 anos vai com o pai e a mãe a Jerusalém. Aos 12 anos é um adulto, Maria e José não só o procuraram no templo, mas procuraram encontrá-lo em sua normalidade humana-divina. Penso que em Nazaré sua vida era um contínuo buscar Jesus. Nós, em nossa frágil existência humana, continuamos procurando Jesus, fazendo-o crescer, em nós, em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc. 2,52). Maria é modelo da escuta da palavra: “Ela conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração”. Os acontecimentos da vida devem ser curtidos no coração, no altar de Deus que está dentro de nós. Creio que devemos amar muito Maria e José com o Menino, mas é preciso tirá-los um pouco do altar florido e conhecê-los no altar do dia a dia de Nazaré (Santuário de Aparecida).

segunda-feira, 12 de julho de 2010

COMUNIDADE ITALIANA COMEMORA TAMBEM OS 50 de MATELANDIA com FESTA




Festa Italiana nas dependencias do CTG Querencia Nova, no dia 10 de Julho de 2010, unindo mais uma vez as Culturas neste Municipio para neste momento saudar os 50 ANOS de MATELANDIA. o Protocolo de abertura com os Paviliões do Municipio, o Brasileiro,e o Italiano, que vieram pelas Mão das representantes da juventude feminina Italianano municipio, as PRICESAS e a RAINHA condecoradas no Filó da Primavera de 2009.


O prefeito Edson Atonio Primon saudou a todos parabenisou a organização e lembrou que o 50 anos estão sendo vividos, parabens.

Maxmilhano Gatto organizador diz forma de como serâo servidos e as Atrações Culturais durante a Noite Festiva, conforme o convite.

O Presidente da Comunidades Italiana de Matelandia da, as boas Vindas a toda a comunidade aos municipios vizinhos e amigos vindos de outros mais distantes valorisando ainda mais a Cultura Italiana e os desbravadores do Municipio de Matelandia.






As Apresentações Culturais Ficaram a cargo do Grupo de Dança FIGLI DI QUESTA TERRA, o Grupo que esta em estudo para retorno, O GRUPO RAGAZZO PÃO E VINO, en seguida o Baile com o grupo Speranza com todo o repertorio para ALEGRAR os Italos Brasilianos.

terça-feira, 6 de julho de 2010

DOMINGUIERA, encontro Cultural Tradiciolalista


A 12ª Região do MTG do Paraná , esteve ,presente no Domingo dia 04 de Julho nas dpendencias do CTG para a Dominguera com todas as INVERNADAS Camperas da 12ª região e alguns vizitantes da 10ª Região do MTG ( Movimento tradicionalista gaucho).






Destaque para a presença da 1ªPrenda Adulta doMTG Paraná , Patricia Zanesco , o Peão Adulto Alexandre Granville e tambem a 2ª prenda Juvenil do MTG do Paraná Pamela Mocellin.






O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)
uma entidade cívica, sem fins lucrativos, associativa, dedicada à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha. Compreende que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica.


Nesta dominguiera cultural Tradicionalista estiveram se apresentando as Invernadas Artisticas de Dança: o CTG Charrua de Foz do Iguaçu com a Invernada Juvenil,o CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira com a Ivernada adulta, o CTG Indio Jose de Santa Rita (Paragay) com O Individual De GAITA e VIOLÃO,o CTG Sepé Tiarajú de PATOBRAGADO com o Individual de Gaita e Chula.

Destacando a Invernada MIRIM do CTG Querencia Nova de MATELANDIA coordenada por Zaira Zanesco com o Professor Vagner Zanesco, um trabalho observado no ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE CAPITUO IV , sendo um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente À CULTURA ESPORTE e ao LAZER.

Com a presença constante das familias das crianças,