quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Invernada Mirim revelando o tradicionalismo Gaucho no municipio de Matelândia

Na noite da quarta feira, no dia 24 de Novembro no CTG Querencia Nova com apoio e participação total dos Pais das crianças da Invernada Mirim.
Em converça com alguns coolaboradores,ou seja pessoas, empresas que patrocinaram o
evento, de muitas formas, ação feita na noite para arrecadar fundos para o traje da invernada Mirim, esta ação só foi possivel, com a ajuda total dos pais.






Mais uma noite de valorisar a cultura do tradicionalismo gaucho. a invernada MIRIM se destaca na noite do dia 24 de novembro em jantar beneficente a proria esta crescendo, pela confiança no tranbalho de Zaira e Vagner Zanesco..

terça-feira, 16 de novembro de 2010

5º CONGRESSO NACIONAL DOS CONSELHEIROS TUTELARES


De 16 a 20 de novembro esta sendo realizado em Luziânia - GO, o 5º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares.

Durante o congresso que tem como tema “Conselho Tutelar aí está, do tamanho do Brasil”, serão realizados debates, palestras e mini-cursos que discutirão assuntos relacionados a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.Em entrevista com alguns conselheiros antes do embarque:
O congresso possui uma grande importância. Ressaltaram que discutirão o papel que desempenham, os trabalhos em buscar as garantias de direitos e de uma sociedade que respeite as crianças e adolescentes, construindo assim, uma realidade mais equilibrada e justa.

O Estado do Paraná esteve presente com a delegação de 37 representantes das regionais do estado através das Associações de Conselheiros tutelares.

No dia do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, conselheiros de várias partes do país realizam ato público no Congresso Nacional.
Na ocasião, será entregue uma carta para a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na intenção de que os legisladores se comprometam com a regulamentação da profissão e do aparelhamento do Conselhos propostas nos projetos de lei do Senado 119/08 e 278/09.
Ao todo participam cerca de mil conselheiros , representando as 27 unidades da federação.
O evento, que também lembra o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, tem caráter formativo e visa promover o espaço para diálogo entre os conselheiros.
Estão sendo realizados painéis com temáticas ligadas às práticas do cotidiano do profissional e realizados minicursos sobre assuntos voltados para a área da infância e adolescência.
O coordenador de Relações Institucionais do FCNCT, Paulo Roberto Santos, concorda. “Às vezes há uma falta de informação da população e daqueles que fazem uso do Conselho Tutelar, porque pensam que todo e qualquer problema é da nossa responsabilidade, mas não é.

A maior autoridade sobre seus filhos é dos pais”, pondera Santos.
Nesse ponto, o processo de qualificação dos conselheiros adquire ainda um status de auto-conhecimento, já que muitos profissionais, explica o coordenador, ainda executam serviços que deveriam ser atribuídos a outros atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Os conselheiros tutelares de todo o país no seu dia com um ato público na Câmara Federal. Durante o evento, as autoridades presentes assinaram um termo de compromisso com as reivindicações listadas pelos membros do Fórum Nacional de Conselheiros Tutelares.

A principal solicitação é a aprovação dos projetos de lei que prevêem a regulamentação da função.
Vânia Nogueira citou o conselheiro como uma pessoa comprometida, que luta por dias melhores. Romero José da Silva comentou que os conselheiros lutam pelos direitos de crianças e adolescentes, mas não tem os seus direitos garantidos.

Helennice Rocha falou da situação de muitos conselheiros cujos salários estão abaixo de um salário mínimo.
Sidnéia Santos lembrou que apesar de 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente até hoje a função “conselheira” não está regulamentada.

Paulo Roberto “Paulão” ressaltou que a representatividade do conselheiro tutelar vem aumentando pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
A coordenadora geral do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Margarida Monguba, afirmou que são os conselheiros que “efetivam os direitos de crianças e adolescentes, porém, não encontram apoio para o exercício da função”, explica.
O representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Halisson Araújo, afirmou que o conselheiro tutelar exerce “a função essencial dentro do Sistema de Garantias de Direitos”.
O deputado federal, Paulo Rubens Santiago, falou da importância dos conselheiros tutelares na formulação de orçamento público nas assembleias estaduais e nas Câmaras Municipais.

A deputada federal, Maria do Rosário (PT), afirmou que se compromete a encaminhar, aos atuais e aos novos parlamentares, as reivindicações previstas no termo de compromisso, “moveremos ações para a votação conclusiva dos projetos de lei, objetivando a regulamentação da função”, promete.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PRONASCI Programa Nacional de Segurança Publica com Cidadania


PRONASCI inova no enfrentamento ao crime Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país.
O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública.
Para o desenvolvimento do Programa, o governo federal investirá R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.
Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como públicos-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos, ou no sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.
Até o momento, o Pronasci chegou a 150 municípios, ao Distrito Federal e a 22 Estados:
A execução do Pronasci se dará por meio de mobilizações policiais e comunitárias.
A articulação entre os representantes da sociedade civil e as diferentes forças de segurança – polícias civil e militar, corpo de bombeiros, guarda municipal, secretaria de segurança pública – será realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipais (GGIM).
O Pronasci será coordenado por uma secretaria-executiva em nível federal e regionalmente dirigido por uma equipe que atuará junto aos GGIM e tratará da implementação das ações nos municípios.
Para garantir a realização das ações no país serão celebrados convênios, contratos, acordos e consórcios com estados, municípios, organizações não-governamentais e organismos internacionais.
A instituição responsável pela avaliação e acompanhamento do Programa será a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além da verificação dos indicadores, ainda será feita a avaliação do contexto econômico e social. O controle mais abrangente do Programa contará com a participação da sociedade.

Projetos
O Pronasci é composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a própria comunidade. Alguns destaques:
Formação – Os profissionais de segurança pública receberão novos estímulos para estudar e atuar junto às comunidades.
Formação Policial - A qualificação das polícias inclui práticas de segurança-cidadã, como a utilização de tecnologias não letais.
Mulheres da Paz - O projeto capacitará mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania, para agirem como multiplicadoras do Programa, tendo como incumbência aproximar os jovens com os quais o Pronasci trabalhará.
Protejo - Jovens bolsistas em território de descoesão social agirão como multiplicadores da filosofia passada a eles pelas Mulheres da Paz e pelas equipes multidisciplinares, a fim de atingir outros rapazes, moças e suas famílias, contribuindo para o resgate da cidadania nas comunidades.
Sistema Prisional - A criação de mais de 40 mil vagas no sistema penitenciário do país atenderá a públicos específicos. Os jovens entre 18 e 24 anos terão unidades prisionais diferenciadas. O objetivo do governo federal é separá-los por faixa etária e natureza do delito e impedir aqueles que cometeram pequenas infrações de se contaminarem pela influência dos líderes do crime organizado.
Além disso, as mulheres apenadas também terão assistência, como berçário e enfermaria. A reestruturação do sistema prisional envolve ações que visam a qualificação de agentes penitenciários e a formação profissional de presos.
Ministérios e Secretarias Parceiras - Algumas ações previstas no Pronasci são fruto de parcerias com ministérios e secretarias. O Pronasci agirá em conjunto com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

terça-feira, 2 de novembro de 2010

3º Congresso Estadual dos Conselheiros Tutelares.. AÍ ESTA O TAMANHO DO PARANÁ

3º Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares acontece entre os dias 27 e 29 de outubro, em Curitiba
Com o tema O Conselho Tutelar Aí está do tamanho do Paraná, aconteceu o III Congresso Estadual de Conselheiros Tutelares, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Curitiba.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 12 de outubro no site da Coordenação de Capacitação da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj), que apoia o evento.Durante o evento, conselheiros tutelares dos 399 municípios do Paraná irão discutir conceituais teóricos, metodologias de atendimento dos conselheiros e a integração com a rede de atendimento à população infanto-juvenil.
Além de discutir formas para ampliar a proteção e garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, os conselheiros também irão estudar a inter-relação dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos e fazer uma avaliação dos primeiros vinte anos de aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorados em 2010. Representantes da Associação dos conselheiros do Oeste Paranaense ACTOP e Associação dos
conselheiros tutelares do Paraná.ACTEP