sábado, 22 de agosto de 2009

Os Pontos Turisticos vizitados pela Delegação do Estado PARANÁ na Capital do RIO GRANDE DO SUL



A história da fundação da Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus está intimamente relacionada com a origem da cidade de Porto Alegre.
No tempo em que a futura cidade era apenas o porto de Viamão, naquela época a capital, com a chegada dos colono saçorianos e com a presença alguns soldados paulistas à espera de seguir caminho para as Missões, entendeu-se necessário prover para eles serviços religiosos, sendo designado o padre carmelita Frei Faustino de Santo Antônio de Santo Alberto e Silva, conforme reza a Provisão de 25 de março de 1753. Ergueu-se então uma modesta capela sob a invocação de São Francisco das Chagas, dando-se o nome de São Francisco do Porto dos Casais à povoação que começava a se formar. Esta primitiva capela foi construída junto à Rua da Praia, não passando de um rancho de pau-a-pique.

A Praça da Matriz de Porto Alegre, cujo nome oficial é Praça Marechal Deodoro, está localizada no coração de Porto Alegre, e existe desde os primórdios da capital, quando, ainda em 1773, chamava-se Largo do Palácio ou da Matriz.



Guaíba é um rio que, por ser formado pelo Rio Jacuí e outros afluentes menores em uma região de planície, também é considerado um lago . Trata-se de um estuário no Rio Grande do Sul , Brasil. O Rio Guaíba tem correnteza e flui em direção à Lagoa dos Patos, portanto deve ser considerado um rio de passagem para a enorme Lagoa dos Patos, que desemboca no mar junto à cidade de Rio Grande. Há um desnível entre o delta do rio Jacuí, onde se inicia o Rio Guaíba e a sua foz, quando entrega suas águas à Lagoa dos Patos.

A Usina do Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre. uma usina movida a carvão - o tal "Gasômetro" fazia referência à área onde hoje está a Usina.
O prédio da usina termelétrica do Gasômetro foi inaugurada em 1928 para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos EUA que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.O complexo arquitetônico recebeu esse nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que ocupava as margens da rua Washington Luíz. Essa usina fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões.
A chaminé de 117 metros foi construída em 1937 durante a administração de Alberto Bins para amenizar os problemas causados pela emissão de fuligem. A usina foi destivada em 1970, entrando a partir daí, em processo de deteriorização. Pensou-se em demolí-la hBloco de textoouve reação da sociedade e temposdepois é reformada, tranformada e tombada com centro cultural.
É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural de Porto Alegre, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc.
Em Julho de 2007, recebe nova reforma.

Imagens do Porto do Rio Guaíba.

Barcos que segundo historiadores eram pesqueiros e outros estavam na guerra contra o Paraguai.


Representante do Município do Quatro Pontes e Vereadora Cleinice Monjolo,
no centro a Presidente da ACTOP Maria T Chaves e ao lado a Assessora para assuntos Jurídicos e Advogada da ACTOP Alessandra Paganini e assim como estamos vendo a
paisagem ao fundo da foto do representante do município de Matelândia e Conselheiro Tutelar Eurico Muller o Rio Guaíba, um dos cartões POSTAIS DA CAPITAL do -RS.
O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira Rio é o estádio do clube de futebol Sport Club Internacional e está localizado às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Seu nome oficial é uma homenagem a um cidadão português que durante muitos anos comandou as obras de construção do
estádio, morrendo antes que fossem terminadas.
O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o estado. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção. Entrada e acesso a arquibancadado Estadio Beira Rio.

3 comentários:

  1. *-* muito bonita a união dos torcedores para construir este lindo estadio q é o beira-rio

    ResponderExcluir
  2. por que so mostra o estadio feio do inter tem que mostrar o maior time do rio grande do sul o GREMIO O IMORTAL TRICOLOR...........

    ResponderExcluir