quinta-feira, 26 de maio de 2011

61º Encontro da ACTOP em Santa Helena










Cláudio Oliveira Furtado, presidente Conselheiro Tutelar de Santa Helena da as boas vindas aos conselheiros, agradesce tambem a os veiculos de comunicação e imprença que divulgam o trabalho do Conselho Tutelar com total descrição e responsabilidade.












A ACTOP auxilia os municípios cadastrados conseguindo dados importantes de toda a região e adquirem benefícios e experiência para cada município.
O evento tem por objetivo informar qual a situação do município em relação aos casos que tem a responsabilidade do conselho tutelar.




Momento civico entre os conselheiros presentes através dos hinos.



Presença de representantes Politicos do municipio





Uma das palestras proferidas pelo promotor de justiça da Vara de Infância e Juventude de Dois Vizinhos, Josilmar de Souza Oliveira, sobre Alienação Parental : é a rejeição do genitor que "ficou de fora" pelos seus próprios filhos, fenômeno este provocado normalmente pelo guardião que detêm a exclusividade da guarda sobre eles ( a conhecida guarda física monoparental ou exclusiva)





A alienação parental consiste, por exemplo, no caso da mãe que possui a guarda da criança influenciá-la para que tenha qualquer tipo de imagem negativa em relação ao pai. Assim preceitua a lei: "Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este".



Outra sobre aspectos sócio-educativos, proferida feita pelo assistente social Mauro de Oliveira de Santa Terezinha de Itaipu.




Apresentação cultural com o centro de convivencia integrada da criança e do adolescente do Municipio de Santa Helena com apresentação de CAPOEIRA.













terça-feira, 24 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Assistência Social CMDCA e Conselho Tutelar de IGUATU promovem camapanha















O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000.






A data marca o crime bárbaro que chocou o país em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES,e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas nove anos de idade, que sofreu abuso sexual e foi violentamente assassinada.
A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes.






No municipio de Iguatu no Oeste do Paraná a Secretaria de Asistencia Social o CMDCA unido ao Conselho Tutelar na data já destacada, colocou este assunto diante da comunidade de Pais, crianças e adolescente vindos das escolas do municipio com uma otima organização e apoia das Escolas.




O palestrante VANDERLEI SILVA vem através de convite da Assesoria Juridica Alessandra J. Paganini



A Secretaria de Assistentencia Social, Sonia Fagundes Brandão agradesce apresença e da abertura entregndo a responsabilidade ao palestrante.
Vanderlei relata ações e violação contra a criança e adolesente, comentando fatos que foram a público com o foco na campanha na data de 18 de maio presneça tambem de representante da ACTOP Associação dos Conselheiros do oeste Paranaense.







sexta-feira, 20 de maio de 2011

ELEITOS NOVOS CONSELHEIROS EM MATELÂNDIA gestão 2011/2014






CMDCA e Secretaria de desenvolvimento Social e Habitação, liderados por CELIA BETTIATO E ROZANE PRIMON a Primeira Dama, unindo mais de 50 integrantes na organisação da eleição tornaram possivel e segundo a presidente do CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, Celia foi uma eleição tranquila cada qual com seus percauções, de uma eleição popular e democratica.


Segundo Celia e isso é fato a renovação foi e é total nesta eleição. Tornando assim mais que possivel uma metodologia idelizadora no que se refere a oque é ser Coselheiro Tutelar, destro de suas atribuições.
O Caminho é árdua e pouco reconhecido, as alegrias são raras pois as respostas breves não são possiveis. "Ser conselheiro é isso trabalho, trabalho é dar a vida..." palavras da presidente CELIA BETTITO durante a posse dos conselheiros no gabinete do Prefeito Municipal.
Presente para a serimonia Exmo. Prefeito Edson Antonio Primon,
ao dar inicio a fala, parabenisa e ressalta a importansia da estrutura da casa-lar e do apoi profissional que a Secretaria de Assistencia social tem oferecido à mesma através dos programs e projetos.



Os quais o conselho tutelar dentro de suas atribuições deverá fiscalizar, esta dentro das poiliticas publicas e tambem no Estatuto da Criança e do Adolescente, não só nesta gestão publica mas tambem na proxima .




Simbolica entrega da chave do veicúlo que segundo a Primeira dama e Secretaria de desenvolvimento social e habitação, sera trocado em breve por um veiculo novo, a conselheira VIVIANE DEBASTIENI com presença de representantes do legislativo do municipio

Foram eleitas para a gestão 2011/2014, Lurdes Gonçalves da Costa, Sarah Eliane Kolben Borchart, Patrícia Laurindo Tortora, Viviane Debastiani e Juliana Zanin.




Ainda, seis suplentes compõem o grupo: Ivanir Fátima Godoi da Silva, Sônia Bosio, Francisco Cid Junior, Katiane Fideles, Mari Terezinha Biali e Juliana Henrique Felipini.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Os eventos Macro-regionais do 18 de Maio" integram a agenda estadual de mobilização do "Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", data simbólica no alerta à sociedade brasileira para fazer frente ao fenômeno da violência e responsabilizar-se com a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Os encontros são uma iniciativa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e da Comissão Interinstitucional de Enfrentamentos às Violências contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas do setor público e da sociedade civil organizada, para a superação das situações de violências vivenciadas por crianças e adolescentes.
Na oportunidade, será divulgado oficialmente o "Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes", o qual estipula e organiza ações de âmbito estadual para o enfrentamento às violências.
Público Alvo:
Os encontros se destinam, no âmbito municipal, aos integrantes das redes de proteção da criança e do adolescente. Obs. O número máximo de inscrição por município será de dois (2) participantes.
No âmbito estadual, aos representantes das secretarias de estado da família e desenvolvimento social, da saúde, da educação, da segurança pública, do turismo, da comunicação e do Trabalho. Obs. O número máximo de participantes neste âmbito será de cinquenta (50).
Da sociedade civil organizada, as organizações não governamentais direcionadas ao trabalho de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Obs. O número máximo de participantes neste segmento será de cinquenta (50).

Das Vagas
Somente serão aceitas inscrições dos municípios de abrangência das macroregionais dos municípios sedes do encontro: Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.
O limite máximo de vagas para cada encontro será de 300 vagas. Caso este limite seja excedido, as inscrições serão deferidas ou indeferidas pela Comissão Estadual, respeitando critérios de representação dos seguimentos e participação dos municípios.
Datas e Locais


18 de Maio em Curitiba. Local: Museu Oscar Niemeyer


24 de Maio em Londrina. Local: Hotel Londri Star
Endereço: Rodovia Celso Garcia Cid, n°3225, Km 74,5. Próximo à UEL


27 de Maio em Foz do Iguaçu.


Local: Recanto Park Hotel
Endereço: Av. Costa e Silva n° 3500


Horário


Início às 8:30 hs


Término às 16:30 hs