As terras onde se assenta a sede do município de Iguatu pertenciam à família PANTÂNO, que no ano de 1960, as adquiriram da Fundação Paranaense de Colonização e Imigração. Inicialmente denominada Jaborandi, numa referência à empresa povoadora, a localidade logo teve denominação alterada para Iguatu.
A historia da iguarira da tilapia Recheada é um dos Atrativos para o aniversario de emancipaçao de 17 anos de IGUATU.
O novo nome foi dado pela família Pantâno, que antes de estabelecer-se nesta região residia no município de Rio Bom.
Em janeiro de 1962, estabeleceu-se em Jaborandi o sr. Arlindo Mago de Oliveira, em seguida veio Astrogecildo Teixeira da Silva e sua mulher Maria de Lourdes da Silva, que juntos construíram a primeira capela da localidade. Além de catequista, Astrogecildo foi presidente da igreja, do ginásio, do time de futebol e inspetor de quarteirão.
Dentre os pioneiros, além dos Pantano e Teixeira da Silva, nominam-se Severino Fachi, Santim Luiz Fachi, Gentil da Silva Rosa, José Rodrigues Sales, Basílio Furquim, João de Souza Godoi e outros.
Pela Lei n.º 1.074, de 23 de maio de 1974, foi criado o Distrito Administrativo de Iguatu. Em 28 de maio de 1990, pela Lei n.º 9.276, foi criado o município, sendo instalado no dia 1º de janeiro de 1993.
Na atualidade a População é de : 2.500 hab.
A FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA DO MUNICIPIO DE IGATU FOI COMEMORADA NA DATA DE 12/12/2009 DATA POR MOTIVO DO CINISTRO DA NATUREZ, UM QUE SUCEDEU NO MÊS DE NOVEMBRO.
PREFEITO Martinho Lucas Godoy
CORAL DO PETTI
Regido pelo Professor :
Durante o dia da comemoração do aniversario do Minicipio ocorreram varias atrações, a Feira do ProdutorRural, distristribuiçao de Brinquedos no ginasio municipal . Noite no Salão
Paroquial a festa da Tilapia Recheada com apresntaçao cultural do Coral do Pette daEscola Municipal.
E para finalizar as Atrações, na Noite, O Grupo Figli di Questa Terra de MATELANDIA PR; valorizando assim a cultura em uma noite relamente de valorizaçao de culturas, palavras do proprio prefeito Minicipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário