
"O exemplo convence mais do que as palavras... É longa a estrada dos preceitos; a dos exemplos é breve e mais segura".Sêneca
O Dic. Aurélio diz: Exemplo - Lição; modelo; tudo o que pode ou deve
ser imitado; fato de que se tira proveito ou ensinamento; fato, acontecimento ou frase de um autor, que se mencionaram para estabelecer uma opinião, confirmar uma regra ou demonstrar uma verdade; exemplar.

As primeiras lições das crianças - Consistem em hábitos e não em raciocíniosOs filhos são um reflexo real dos pais.
Quando os pais observam seus filhos, neles encontram um espelho de si mesmos.

A causa de tal semelhança e o instinto poderoso que Deus concede a natureza humana:
O instinto d
a imitação.Todos sem nos darmos conta disso, obedecemos a essa grande lei natural. Em função dessa lei, nos transformamos à imagem daquilo que contemplarmos, seguimos em um processo já traçado por nossos pais, em obediência instintiva à lei do menor esforço, a que por natureza, estamos sujeitos.


Comportamentos neg
ativos: fumo, álcool, explosões de ira, discussões do casal frente aos filhos, falsas promessas... Isso acaba por contribuir em pensamentos que ficarão marcados na vida dos filhos.


Quando assimilamos
um exemplo teórico juntamos ao exemplo prático e o resultado disso é algo muito melhor.
A idéia central, é que o comportamento e atitudes positivas dos pais serão responsáveis em nortear um futuro exemplar e gratificante para seus filhos.
Comportamentos positivos: Toda criança é imitadora, vale mais um ex
emplo do à lição. Atitudes de bondades, expressões de amor e respeito aos filhos, explicações claras e objetivas, mesmo sendo difícil darmos as razões exatas das coisas. É certo que as crianças em tenra idade, entendem pouco, mas imitam de boa vontade.Portanto, procure no convívio com seus filhos,
ser exemplo e dar o poder do exemplo. Vocês pais têm junto a si pequenas testemunhas que sempre estarão alertas e em observação constante dos atos de sua vida.

