terça-feira, 8 de junho de 2010

VAMOS Cuidar do PLANETA Conferência Internacional Infanto-juvenil para o Meio-Ambiente



Confint 2010 - 5 a 10 de junho (Brasília)
A Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta acontece de 5 a 10 de junho de 2010, em Brasília, e reunirá jovens e adolescentes de 12 a 15 nos para discutirem os problemas socioambientais globais, com foco nas mudanças do clima.

Esta iniciativa do governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação, emerge da experiência de três Conferências Nacionais - Vamos cuidar do Brasil, entre 2003 e 2009, que envolveram 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país.
A Conferência Internacional é uma ação de educação ambiental de amplo alcance, já que a fase pré-conferência acontece nas escolas e em nível nacional em todos os países participantes, mobilizando estudantes, professores e as comunidades locais, e inserindo a temática ambiental no sistema formal de ensino.

A Conferência Internacional é um projeto que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável(2005-2014) da ONU.
O segundo dia da Confint2010 começou com uma plenária geral e a paletra de José Eli da Veiga e Edith Sizoo. Cada um deles desenvolveu dois temas centrais do encontro, a questão das mudanças do clima e o conceito de responsabilidade. Para José Eli da Veiga, a questão das mudanças climáticas unificou toda a discussão em relação à crise ambiental global. “Se não resolvermos a questão do aquecimento global, não será possível combater nenhum dos outros problemas ambientais. Por exemplo, se a temperatura continuar a subir, dificilmente os governos conseguirão deter a perda de biodiversidade, uma das principais questões ambientais para as próximas décadas”, afirmou.
Para Veiga, as discussões em relação às mudanças climáticas estão apenas começando e devem seguir pelas próximas gerações. “Há temas que só agora começam surgir na agenda, como a hipótese de que não é necessário ter um crescimento econômico para sempre.” Veiga citou o exemplo da Escandinávia, onde a grande maioria da população já tem suas necessidades básicas mais do que supridas, uma boa qualidade de vida e um crescimento populacional pouco expressivo. “ Podemos considerar que eles podem manter o crescimento da qualidade de vida sem crescimento da economia.”
Nos intervalos das oficinas os participantes das delegações dos paises vizitaram as dependencias da esplanada dos ministerios desfrutando assim do turismo cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário