domingo, 6 de junho de 2010

DEMOSTRAÇÃO DE FÉ DO MATELANDIENSE


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de CriAdicionar imagemsto na Eucaristia .A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Códigode Direito Canônico(cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo
Fé demonstrada na decoração das ruas e participação durante caminhada no dia de corpus Cristi com aproximadamente 2000 fieis na tarde da quinta feira.









Evangelho (Lucas 9,11b-17)

Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.
Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos.

Salmo (Salmos 109)


Tu és sacerdote eternamente/ segundo a ordem do rei Melquisedec!
— Tu és sacerdote eternamente/ segundo a ordem do rei Melquisedec!





Na noite de sábado a coroação de nossa senhora de caravagio iniciada com santa missa no paço municipal e coroação com muita emoção e participação de todas as capelas e comunidades do município representado com os titulos de Nossa Senhora atraves de crianças caracterisadas , noite que antecedeu a festa e confirmação de mais de 120 crismandos com a presença de Dom Laurindo Bispo da Diocese de Foz do Iguaçu.


UM POUCA DA HISTORIA DA APARIÇÃO de Nossa Senhora de Caravaggio

Ano de 1432, época marcada por divisões políticas e religiosas, ódio, heresias, assolada por bandidos e agitada por facções, traições e crimes. Além disso, teatro da segunda guerra entre a República de Veneza e o ducado de Milão, passou para o poder dos venezianos em 1431. Pouco antes da aparição, em 1432, uma batalha entre os dois estados assustou o país.

Neste cenário de desolação, às 17 horas da segunda-feira, 26 de maio de 1432, acontece a aparição de Nossa Senhora a uma camponesa.

A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora.



A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta Varoli colhia pasto em um prado próximo, chamado Mezzolengo, distante 2 km de Caravaggio.
Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”.

Nossa Senhora de Caravaggio pede ao povo que volte a fazer penitência, jejue nas sextas-feiras e vá orar na igreja no sábado à tarde em agradecimento pelos castigos afastados e pede que lhe seja erguida uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.
Joaneta, na condição de porta-voz, leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem Maria para solicitar-lhes – em nome de Nossa Senhora – os acordos de paz. Apresenta-se a Marcos Secco, senhor de Caravaggio, ao Duque Felipi Maria Visconti, senhor de Milão, ao imperador do Oriente, João Paleólogo, no sentido de unir a igreja dos gregos com o Papa de Roma.





Historia esta relembrada com grande emoção principalmente pelo povo imigrante de etinia italiana e colonizadora deste municipio,por que foi a Imagem de Nossa Senhora de Caravagio que acompanhou a comitiva dos primeiros colonizadores vindos di Sul do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário