sábado, 17 de outubro de 2009

TEMPORAL CAUSA CALAMIDADE PÚBLICA NO MUNICIPIO DE MATELÂNDIA


O município de Matelândia foi atingido por um forte temporal com uma velocidade que se aproximou a 100Km / h na data do última quarta Feira, dia 14 por volta das 16:45, A tempestade que durou mais ou menos 10 minutos causando estragos de enorme monta, sendo necessário decretar estado de CALAMIDADE PÚBLICA.A Defesa Civil, coordenada pelo prefeito EDSON ANTONIO PRIMON durante a noite do acontecido esteve na prefeitura e também nos bairros.
O prefeito de Matelândia, após observar os estragos deixados decretou então o Estado de Calamidade Pública em todo o município. Os Funcionários de um Postos de combustíveis do Município que estavam em horários de expedientes testemunharam o momento em que uma das estruturas de uma cedeu caindo sobre veículos e sobre carretas que ali estavam estacio nados. Este Posto fica localizado na Sida para BR 277 DIREÇAO DE CASCAVEL.


Cerca de 500 residências na cidade e interior ficaram destelhadas, além de vários barracões,centros comunitários, das comunidades de Jardim Tropical e Cruzeirinho, Igrjas e vários prédios públicos. Dois silos do interior também foram derrubados.
A Empresa NUTRIGRANOS, na saída para Cascavel, a Cobertura com PLACAS DE ZINCO, o detalhe é que as placas vieram com a ESTRUTURA DE MADEIRA E OS PARAFUSOS com muita violência para o meio da pista na BR 277. No momento que aconteceu havia vários funcionários trabalhando, mas ninguém ficou ferido. A empresa perdeu grande parte da produção que estava armazenada. Depois do TORNADO ou TUFÃO, só se via destruição por onde passasse centenas de árvores caídas, pessoas se perguntando; “e agora”, tentando reparar os danos, cobrindo com lonas que foram cedidas pela defesa civil.As telhas que foram arrancadas alguma, recuperadas, e os moradores, tentando se recuperar do grande susto, mas aliviados por estar bem e pelos familiares estarem bem.
Nos hospitais da cidade cinco pessoas deram entrada, com ferimentos leves à moderado.
A cidade ficou sem energia elétrica, muitos cabos da rede se romperam devido às quedas de árvores.
Durante este dia ou seja ou dia seguinte à calamidade todos se esforçam para tentar recuperar a cidade.Nos bairros mutirões são organizados para ajudar-se a cobrir suas casas, a Defesa Civil, sob a coordenadoria do Tenente Fischer do corpo de bombeiros de Medianeira, visita a cidade e interior entregando lonas e fazendo um levantamento mais detalhado dos danos causados pelo vendaval.
Os funcionários públicos trabalham muito para retirar árvores e destroços das ruas da cidade.
A defesa Civil e a Prefeitura Municipal de Matelândia abriram uma conta para receber doações de qualquer valor para ajudar na reconstrução das casas danificadas:

AGÊNCIA 2287-X
CONTA 17116/6
NOME: PMM S.O.S. DEFESA CIVIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário