quinta-feira, 27 de maio de 2010

MUNICIPIOS LIVRES DO ANALFABETISMO Serranópilis esta em festa



O município de Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu nesta quinta-feira (27) a Declaração de Território Livre do Analfabetismo.
Esta é a 17ª cidade que recebe a declaração no Paraná.


Cerca 4 mil pessoas participaram do evento, que começou com uma caminhada pelas ruas da cidade até o Clube Aliança, onde aconteceu a cerimônia oficial.“Serranópolis do Iguaçu está em festa.



Temos que comemorar essa conquista tão representativa para o nosso Estado, que tem uma dívida com a população que, por diversos motivos, não puderam frequentar a escola.







Por isso trabalhamos para garantir a alfabetização de todos”, disse a assessora de formação da Superintendência da Educação da Seed,







SEED
Fátima Navarro, que representou a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde.Desde a criação do Programa Paraná Alfabetizado em agosto de 2004, já passaram pelas aulas mais de 23 mil turmas de alfabetização ou mais de 350 mil pessoas.
A meta para 2010 é alfabetizar 100 mil pessoas.
O programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras, organizações da sociedade civil, universidades estaduais, instituições, empresas e igrejas.

Segundo o Censo do IBGE, no ano de 2000 havia no Paraná cerca de 649 mil pessoas com mais de 15 anos que não sabiam ler e escrever. O Paraná Alfabetizado, criado em agosto de 2004 pela Secretaria da Educação, já alfabetizou 368 mil jovens, adultos e idosos.“A educação é direito de todos e dever do Estado. O governo do Paraná vem desde 2004 trabalhando em um esforço extraordinário para resgatar a cidadania e a autonomia de milhares de paranaenses não tiveram a chance de ser alfabetizada.



É uma tarefa árdua, mas que vem sendo realizada com muito êxito pelas equipes da Secretaria de Educação e prefeituras”, disse o deputado estadual Ademir Bier.
Serranópolis do Iguaçu está localizado a 592 quilômetros de Curitiba.Tem uma população estimada em 5 mil habitantes e a base econômica é baseada na agricultura, principalmente no plantio de grãos como a soja e o milho, na pecuária na atividade leiteira e na suinocultura.A principal atração é o Arrancadão de Jericos (carroças puxadas por jericos e adaptadas para o trabalho no campo), disputa que movimenta a cidade e reúne centenas de agricultores numa competição divertida.
Para ser considerado território livre do analfabetismo, o município precisa reduzir taxa de analfabetismo em pelo menos 4%. Em 2000, segundo o IBGE, Serranópolis do Iguaçu tinha um índice de analfabetismo de 6,05%. Atualmente a taxa está em 3,71%, o que torna o município território livre do analfabetismo.“Estamos muito felizes por essa conquista.
Assim como em todo Paraná, em Serranópolis a educação é também nossa principal bandeira. A conquista é de toda população, que acreditou no programa e ajudou no trabalho de alfabetização”, disse o prefeito José Arlindo Sehn.Na região, o trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação de Foz do Iguaçu cresce a cada dia, sensibilizando as pessoas para que a meta do programa seja alcançada: a superação do analfabetismo em todo o Paraná.

O Núcleo Regional de Foz tem sob sua jurisdição nove municípios. Além de Serranópolis do Iguaçu, que já é território livre do analfabetismo, Itaipulândia receberá a declaração nos próximos dias e outras duas outras cidades estão próximas de alcançar a meta: Missal e Matelândia.“Precisamos atuar com todo empenho para alcançarmos a meta em outros municípios. Esta é uma luta coletiva, que depende do esforço de todos para juntos superarmos o analfabetismo no Estado”, disse a chefe do NRE de Foz do Iguaçu, Dulce Wernke Zinn.“Hoje não tenho mais vergonha por não saber ler e escrever. Eu que não tive a oportunidade de estudar quando jovem e sofri muito com o preconceito, agora graças ao Paraná Alfabetizado tenho orgulho de dizer que eu não sou mais analfabeta”, disse Anita Boeira, 39 anos, aluna do programa desde 2004.
Anita conta que, antes da alfabetização, foi vítima de preconceito até no mercado de trabalho. “Quantas vezes sofri ao procurar emprego e deixei de ser contratada por falta de estudos. Hoje trabalho em uma grande empresa e sou muito valorizada. Por isso digo para quem não teve a chance de ler e escrever: nunca é tarde para aprender.”Participaram do evento a secretária municipal de Educação e Esportes, Márcia Rosano Elsenbach Lopes, o deputado estadual Dobrandino da Silva, prefeitos da região e representantes de entidades como Itaipu, Sesc, Senac, Sanepar e Copel.
Além de Serranópolis do Iguaçu, serão declarados territórios livres do analfabetismo os seguintes municípios: Itaipulândia, Sulina, Paulo Frontin, Maripa, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Santa Cecília do Pavão, Rancho Alegre, Leópolis, Cafelândia, Iguatu, Iretama, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Pranchita, Pinhal de São Bento e Bom Jesus do Sul. As cerimônias de Declaração de Território Livre do Analfabetismo seguem até o mês de julho




Nenhum comentário:

Postar um comentário