sábado, 15 de maio de 2010


Conferência da tarde do dia 14 de Maio no Simpósio durante o Congresso Eucaristico ressaltou a responsabilidade que os PAIS tem para educar os filhos com relação a formação e comportamento sexual ou seja a sua sexualidade.

De acordo com Reginato, o homem e a mulher foram criados para que a humanidade se tornasse completa. Logo, a sexualidade é uma obra da criação de Deus. Entretanto, alerta o acadêmico, esta sexualidade não pode ser deturpada e vivida antes do tempo. “Os jovens de hoje antecipam o sexo, o banalizam. Mas é importante que se entenda que não se faz festa dos 15 anos, aos 14; nem se ganha a corrida sem alcançar a chegada. Tudo precisa acontecer a seu tempo!
O sexo não merece ser substituído por um momento casual, como uma criança que abre o presente antes do Natal esquecendo-se o motivo da festa”, explicou
O palestrante dr. Valdir Reginato abordou, segundo os valores do Evangelho e da Igreja Católica, a importância de respeitar o momento certo de viver o sexo.
Para introduzir o assunto, o médico falou sobre o Livro de Gênesis, na qual Jesus diz: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea"
O médico ainda alertou que o assunto deve ser tratado desde a infância pelos pais, mostrando a importância da sexualidade e as conseqüências de não valorizá-la. “Cabe as os pais educar os filhos dentro de uma sexualidade do pudor e do respeito.
A educação dos filhos é uma responsabilidade primeira deles, não da escola, dos amigos ou da mídia”, enfatizou
Para o conferencista, a vida diária de oração e a vivência da Eucaristia são bases fundamentais na vida do cristão que deseja valorizar a sexualidade.
Ao final da palestra, a equipe da Arquidiocese de Brasília apresentou um vídeo com testemunhos de jovens namorados da cidade e celibatários que vivem a castidade.
O Sumo Pontífice reconheceu que a castidade “precisa de um espírito de sacrifício e de renúncia”. Bento XVI acrescentou que o verdadeiro amor “buscará sempre mais a felicidade do outro, se preocupará mais com o outro, se entregará e desejará estar perto do outro”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário